Portal do Aluno

A CARREIRA DO CIENTISTA FARMACÊUTICO

Cientista Farmacêutico

PERFIL

A carreira de cientista farmacêutico atua na fronteira do conhecimento científico. Esta profissão contribui de maneira decisiva para o avanço da ciência em medicamentos e, por meio do desenvolvimento de novas drogas, para a melhoria da qualidade de vida da população.

Este profissional é bastante demandado por grandes laboratórios nacionais, principalmente para pesquisas de novas formulações farmacêuticas. Em se tratando de atuação industrial, a grande maioria das oportunidades está em Estados que possuem polos industriais como São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Goiás e Pernambuco. Existem oportunidades mais isoladas em Brasília (DF), Manaus (AM) e Toledo (PR).

Por atuar na fronteira do conhecimento, este profissional pode buscar oportunidades em centros fora do Brasil, em países onde a pesquisa em biofarmácia é bem mais avançada e existe pesquisa de novas moléculas, como Estados Unidos, Japão e Alemanha. Este é um mercado extremamente restrito, em que a fluência em outros idiomas e um título de doutorado são imprescindíveis.

A atuação em universidades é uma ótima oportunidade para estes profissionais. Para isso, além da necessidade da realização de um doutorado, é necessária a prestação de concurso público.

Ser cientista exige do profissional conhecimentos avançados em química farmacêutica, modelagem molecular, estabilidade de medicamentos e produtos de degradação, química orgânica, síntese química, farmacotécnica e tecnologia farmacêutica, química analítica, farmacocinética e farmacodinâmica, além de outros conhecimentos, dependendo para qual vertente a pesquisa está voltada.

Habilidade de gerir projetos e criatividade são características essenciais para um cientista de sucesso. Dominar a língua inglesa é indispensável para se ter acesso às novas informações, necessárias para o exercício da carreira. Além disso, o inglês é essencial para divulgar a pesquisa para a sociedade científica mundial. O conhecimento de outras línguas, como o espanhol, também é relevante, já que parte da literatura técnica pode ser encontrada em outros idiomas.

O que faz

Na indústria de medicamentos, farmoquímica, centro de pesquisa e universidade:

- Busca novas moléculas a fim de desenvolver um medicamento mais eficaz para doenças com pouca ou nenhuma opção de tratamento;

- Avalia os estudos in vivo, o qual é necessário para o lançamento de novos produtos;

- Realiza testes de toxicidade para novas moléculas;

- Desenvolve processos de síntese de novos fármacos bioativos;

- Estuda a farmacocinética e farmacodinâmica de medicamentos;

- Realiza pesquisas na área de modelagem molecular;

- Realiza pesquisas na área de nanotecnologia;

- Realiza pesquisas com moléculas naturais, sintéticas e semissintéticas;

- Desenvolve novos excipientes com o objetivo de melhorar o perfil de biodisponibilidade de medicamentos;

- Pesquisa novas formas farmacêuticas de medicamentos já comercializados, visando ao maior conforto do paciente e, consequentemente, à maior adesão ao tratamento;

- Pesquisa novas formulações farmacêuticas com o intuito de melhorar a biodisponibilidade, solubilidade e estabilidade do fármaco.

Onde atua

- Indústrias farmacêuticas;

- Consultorias especializadas;

- Universidades;

- Centros de pesquisa.

Faixa salarial

De R$ 3.000,00 a R$ 40.000,00

Como se preparar

Os cursos de graduação em Farmácia e Química são os mais indicados para profissionais que desejam seguir a carreira de cientista farmacêutico. Uma especialização na área de química farmacêutica ou pesquisa e desenvolvimento de medicamentos é pré-requisito para ingressar em programas de mestrado e doutorado na área. O ICTQ - Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação para o Mercado Farmacêutico possui os melhores cursos de pós-graduação na área, como o de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos. Este curso foi especialmente desenvolvido para profissionais do mercado farmacêutico que atuam ou que desejam atuar no setor de desenvolvimento farmacotécnico das indústrias de medicamentos e cosméticos na região metropolitana de São Paulo (SP). Com uma metodologia multidisciplinar, o curso promove ainda conhecimentos relacionados a gestão da qualidade e assuntos regulatórios.

 

Atendimento

Atendimento de segunda a sexta-feira,
das 08:00 às 18:00 horas.

Telefones:

  • 0800 602 6660
  • (62) 3937-7056
  • (62) 3943-1157

Whatsapp

  • (62) 99473-1495

 

 

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Benjamin Constant, nº 1491, Centro, Anápolis - GO.

CEP: 75.024-020

Escritório administrativo - São Paulo

Rua Tobias Barreto, nº 803, Mooca, São Paulo - SP.

CEP: 03.176-000

Telefone: (11) 2607-6688

Fale conosco