Portal do Aluno Portal do Aluno

O ICTQ recebe prêmio por contribuição à classe farmacêutica

Ter sua trajetória reconhecida e homenageada publicamente é mesmo um privilégio de poucos. Esse é o caso do fundador do ICTQ – Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação para o Mercado Farmacêutico, Marcus Vinícius de Andrade. Ele recebeu o prêmio Professor Levy Gomes Ferreira, oferecido pela Associação dos Farmacêuticos do Estado do Rio de Janeiro (AFAERJ), em 26 de outubro de 2017.

A cerimônia, que entregou o III Prêmio Reconhecimento em Excelência Profissional e Contribuição à Classe Farmacêutica Professor Levy Gomes Ferreira, ocorreu Na Casa dos Açores, no Rio de Janeiro, e reconheceu, ao todo, 23 profissionais que se destacaram no setor nesse último ano.

A AFAERJ foi fundada pelo atual presidente do CRF-RJ, Marcus Athila, e é presidida pela farmacêutica, Talita Barbosa Gomes. “Nós criamos o prêmio com o objetivo de homenagear os profissionais que se destacaram nos seus segmentos nas mais diversas áreas de atuação. O nome do prêmio homenageia o Professor Levy por ter sido um grande farmacêutico, professor, pesquisador. Ele formou excelente profissionais. Sua contribuição é memorável”, ressalta Talita.

“Marcus Vinicius de Andrade foi escolhido pela relevância de sua trajetória e por ser um profissional que faz a diferença, que se destaca na sua área de atuação. Por isso nós o estamos homenageando nessa categoria”, afirma Talita, que complementa: “É um reconhecimento àqueles que contribuíram para conquistas relevantes para a sociedade e valorização da profissão farmacêutica”.

Prêmio sem motivação comercial ou politica 

A importância desse prêmio é que ele é um reconhecimento natural e espontâneo das personalidades que atuam no segmento farmacêutico, e não há nenhum tipo de motivação comercial ou política na honraria. Por isso, Andrade agradeceu a homenagem. “Todo o trabalho que realizamos aqui no ICTQ visa ao empoderamento do farmacêutico no cenário brasileiro. Com o foco na ampliação de seus horizontes, nós buscamos o reconhecimento da importância de sua atuação junto à sociedade, seja por meio de nossos cursos de pós-graduação ou pela oferta de conteúdo relevante que dê a eles subsídios para seu crescimento profissional”, ressalta ele.

Além do fundador do ICTQ, vale evidenciar que há alguns alunos do Instituto que também receberam a honra, como Vinicius Tocci Ferreira,Thiago de Farias Batista, Lyca Ribeiro da Fonseca e Catarine Bezerra Cavalcanti. Há também o professor da Instituição, Javier Afonso Sanmartin.

“Enquanto Associação, nós agradecemos a eles e esperamos que esses colegas continuem a desenvolver seu trabalho e continuem dando sua parcela de contribuição para nossa profissão, que foi, por muito tempo, esquecida, mas que hoje a estamos resgatando e reconhecendo o farmacêutico como um importante profissional de saúde para a sociedade”, comenta Talita.

Quem foi Levy Gomes Ferreira 

O prêmio da AFAERJ leva o nome do professor Levy Gomes Ferreira, falecido em 2016. A homenagem se deve por conta de sua relevância no cenário farmacêutico local. Para se ter uma ideia, ele foi presidente de honra da Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF).

Formou-se como Farmacêutico-Bioquímico em 1950. No ano seguinte cursou o doutorado e, posteriormente, foi nominado professor auxiliar. Lecionou na Universidade Federal do Rio de Janeiro por 43 anos. Também, montou e chefiou a farmácia do Hospital Universitário. Criou, na Faculdade de Farmácia, a Farmácia Universitária. Trabalhou por 19 anos como farmacêutico do Hospital dos Servidores do Estado. Atuou ainda no Hospital da Santa Casa de Misericórdia como consultor farmacêutico. Após aposentadoria, foi professor por cinco anos na Faculdade de Farmácia da Universidade Gama Filho.

Guardião das relíquias do Museu da Farmácia Antônio Lago, Ferreira foi o criador de um projeto itinerante que leva o conhecimento farmacêutico até o povo, despertando a vocação pela profissão.

O farmacêutico trabalhou até o último dia de sua vida, tendo desenvolvido estudos premiados, que comprovaram a ineficácia de medicamentos, e foram responsáveis retirá-los do mercado. Um dos focos do professor era a cosmetologia, já que apreciava desenvolver seus próprios cosméticos, como creme para as mãos e para o rosto e loções hidratantes, entre outros focos de atuação que fizeram de sua trajetória algo memorável.       

Outros destaques importantes

A inovação está no DNA do ICTQ, que já foi reconhecido anteriormente em outros prêmios. Um bom exemplo veio por meio de uma associação de comerciantes, que reconheceu a então jornalista da instituição, Egle Leonardi, com o honra de Melhor Jornalista da Categoria Imprensa Especializada, no Prêmio Abrafarma de Jornalismo.

Aliás, conteúdo é um dos focos da instituição e o Anuário do Mercado Farmacêutico 360o é uma de suas importantes ferramentas. Já na sua quarta edição, as publicações são marcos no desenvolvimento do mercado farmacêutico na medida em que oferecem informações exclusivas e fundamentais aos players do setor, e que servem como subsídios para a tomada de decisões nas estratégias de negócios.

Os Anuários disponibilizam um panorama completo do segmento, além de conteúdos sobre negócios, gestão e inovação voltados à indústria, varejo, distribuição e meio acadêmico.

Também visando à oferta de conteúdo, a Instituição desenvolve pesquisas que retratam os acontecimentos e as tendências do mercado farmacêutico no Brasil. Para a realização da maioria de suas pesquisas, o ICTQ conta com equipe própria e também com a parceria do Datafolha na geração de informações inéditas que são compartilhadas e debatidas nas salas de aula e também na mídia nacional. São índices, estatísticas e análises que desenvolvem, tanto nos seus alunos como nos demais players do mercado, conhecimento original, visão e consciência do segmento.

E por falar na mídia, o ICTQ, por seu perfil inovador, tem sido fonte de informação consistente para diversos veículos de imprensa nacionais, como Rede Globo, Rede Record, TV Band, Rede TV, Globo News, TV Brasil, TV Cultura, TV SBT, Canal Futura, G1, Jornal Extra, Revista Época, CBN, Folha de São Paulo, Estadão, O Globo, Zero Hora, Portal UOL, entre outros.

Mais inovação

O inusitado faz o dia a dia do ICTQ, e a Instituição é reconhecida por isso. Um exemplo é o lançamento da sua farmácia escola, que oferece a experiência prática, em ambiente de atuação real, que funciona diretamente no atendimento de uma comunidade em São Paulo (SP), mais especificamente no tradicional bairro da Mooca.

Esse mesmo conceito está sendo estendido para unidades em Goiás e em Minas Gerais, permitindo que a farmácia escola proporcione aos alunos goianos e mineiros também um aprendizado prático por meio do atendimento prestado às comunidades locais.

Na mesma linha de levar atendimento à população, o ICTQ colocará na estrada em 2018 seu mais novo projeto: o consultório itinerante, com quatro objetivos principais:

1. Disponibilizar cuidados com a saúde a partir dos serviços farmacêuticos;

2. Promover o Uso Racional de Medicamentos (URM);

3. Proporcionar formação prática nos cursos de especialização em Farmácia Clínica, Consultório Farmacêutico e Prescrição Farmacêutica; e

4. Valorizar o farmacêutico como um agente de saúde para a sociedade.

Responsabilidade Social

Evidenciando sua função de social, o ICTQ tem inovado, constantemente, com o lançamento de campanhas de conscientização da população quanto à correta utilização de medicamentos. Um exemplo consistente desse posicionamento é sua Exposição Cultural sobre URM. O projeto é composto de uma exposição itinerante que mantém painéis ilustrativos contendo charges exclusivas com mensagens carismáticas, humorísticas e, ao mesmo tempo, educativas sobre os cuidados essenciais no consumo de medicamentos.

De visão estritamente social e acadêmica, a exposição já recebeu importante repercussão na sociedade e na mídia nacional, e é a maior campanha de conscientização sobre o uso de medicamentos realizada por uma instituição de ensino privada no Brasil.

Essa exposição já percorreu cidades como Anápolis (GO), Bauru (SP), João Pessoa (PB), Rio Branco (AC), Goiânia (GO), Natal (RN), entre outras. O projeto tem recebido grande atenção pela mídia nacional e regional e tem projetado o assunto para a população de forma massiva (como os jornais de grande circulação e as afiliadas da TV Globo e da Rede Record, entre outras). Isso também reverte em projeção de imagem para o ICTQ e, principalmente, para os parceiros desse projeto.

Atendimento

Atendimento de segunda a sexta-feira,
das 08:00 às 18:00 horas.

Telefones:

  • 0800 602 6660
  • (62) 3937-7056
  • (62) 3943-1157

Whatsapp

  • (62) 99473-1495

 

 

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Benjamin Constant, nº 1491, Centro, Anápolis - GO.

CEP: 75.024-020

Escritório administrativo - São Paulo

Rua Tobias Barreto, nº 803, Mooca, São Paulo - SP.

CEP: 03.176-000

Telefone: (11) 2607-6688

Fale conosco