Estudo indica que medicamento para diabetes pode retardar a progressão do Parkinson

Um medicamento usado para tratar o diabetes retardou a progressão dos problemas motores associados à doença de Parkinson, segundo um estudo publicado nesta semana no New England Journal of Medicine. 

O Parkinson é um devastador distúrbio do sistema nervoso que afeta 10 milhões de pessoas em todo o mundo, sem cura. Os sintomas incluem tremores rítmicos, movimento lento, fala prejudicada e problemas de equilíbrio, que pioram com o tempo.

Os pesquisadores têm interesse em explorar uma classe de medicamentos chamada agonistas do receptor GLP-1 – que mimetizam um hormônio intestinal e são comumente usados para tratar o diabetes e a obesidade – por seu potencial de proteger os neurônios. Até agora, no entanto, a evidência de benefícios clínicos em pacientes tem sido limitada e estudos iniciais têm sido inconclusivos. 

Receba nossas notícias por e-mailCadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

No novo artigo, 156 pacientes com Parkinson em estágio inicial foram recrutados em toda a França e então escolhidos aleatoriamente para receberem lixisenatida, que é vendida sob os nomes de marca Adlyxin e Lyxumia e fabricada pela Sanofi, ou um placebo. 

Após um ano de acompanhamento, o grupo em tratamento, que é administrado por injeção, não viu piora de seus sintomas de movimento, enquanto aqueles no placebo viram. O efeito foi "modesto" segundo o artigo, e só foi perceptível quando avaliado por profissionais "que os fizeram realizar tarefas; caminhar, levantar-se, mover as mãos", disse o autor Olivier Rascol, neurologista da Universidade de Toulouse.

publicidade inserida(https://ictq.com.br/pos-graduacao/3567-pos-graduacao-p-d-analitico-e-controle-de-qualidade-na-industria-farmaceutica)

Mas, ele acrescentou, isso pode ser apenas porque a doença de Parkinson piora lentamente, e com outro ano de acompanhamento, as diferenças podem se tornar muito mais evidentes. 

"Esta é a primeira vez que temos resultados claros, que demonstram que tivemos um impacto na progressão dos sintomas da doença e que explicamos isso por um efeito neuroprotetor", disse Rascol.

Participe também: Grupos de WhatsApp e Telegram para receber notícias

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS