Portal do Aluno Portal do Aluno

Janaina Gomes, a farmacêutica que dirige uma indústria que exporta para o mundo

Parece que não será a primeira nem a última vez que nós iremos contar uma história de sucesso empresarial farmacêutico, cujo início ocorreu lá na cozinha de uma casa. Isso já foi descrito em outras ocasiões como, por exemplo, na matéria sobre Luiz Donaduzzi, publicada recentemente aqui no Portal de Conteúdos do ICTQ. São histórias de ousadia, coragem, determinação e renúncia – denominadores comuns nos perfis dos grandes líderes farmacêuticos nacionais!

Esta história não é muito diferente! É a trajetória de uma personagem da Indústria Bio Extratus, de cosméticos naturais, que teve início há 25 anos, também de forma artesanal. A produção não começou por meio de farmacêuticos, mas de dois empreendedores que acreditaram no projeto. Eles eram Vera Lúcia Gonçalves Gomes e Lindouro Modesto Gomes, que iniciaram seu império dentro de um salão de beleza no interior de Minas Gerais (e que se mantêm na presidência até os dias atuais).

Aí é que entra a personagem principal desta entrevista: a farmacêutica Janaina Gomes, um dos herdeiros do casal, que atua como diretora industrial e leva a cabo a qualidade de todos os itens produzidos na fábrica.

Seu protagonismo na Bio Extratus já dura 17 anos, período em que vem comandando as áreas de produção, almoxarifado, qualidade, pesquisa e desenvolvimento e, fundamentalmente, inovação.

Desde o começo, lá no salão de beleza de seus pais, até os dias atuais, a empresa cresceu e já conquistou os varejos farmacêuticos de todos os mercados nacionais por meio de 83 distribuidores. E não para por aí. Além do mercado nacional, a Bio Extratus exporta ainda para Estados Unidos, Portugal, Peru e Espanha, com a intenção de ampliar esse leque no exterior.

Janaina relembra que a primeira linha fabricada foi à base de Jaborandi, em 1991. Depois, em 1992, veio a linha Tutano, carro-chefe da empresa até hoje. Ao longo desse período, o portfólio aumentou. Atualmente, a companhia possui 22 linhas completas para tratamento capilar, uma linha para pele, além de outros produtos complementares. A empresa está em fase de expansão de sua planta produtiva, em Alvinópolis, interior de Minas Gerais.

Conheça um pouco mais sobre a trajetória de sucesso dessa farmacêutica, Janaína, que preza, acima de tudo, a padronização dos processos para o aumento da produtividade!

ICTQ – A Bio Extratus está com uma nova planta?

Janaina Gomes – Sim. Nós investimos em mais um novo parque fabril com 11 mil metros quadrados, o que aumentará a nossa produção em até dez vezes. Nossa área atual tem 31 mil metros quadrados. Assim, passaremos a ter 42 mil metros quadrados. A fábrica produz quase dois milhões de unidades por mês, e a nova instalação terá capacidade para multiplicar essa quantidade, atendendo à atual demanda do mercado.

ICTQ – A nova fábrica já está operando?

Janaina Gomes – A construção é muito moderna e já está quase pronta. Ela será inaugurada em 2018. Estamos na fase de aquisição de equipamentos, e o antigo espaço, de mil metros quadrados, servirá para abrigar a área administrativa e o depósito.

ICTQ – E quais são os desafios neste momento?

Janaina Gomes – A mudança de todo o processo industrial para a nova sede será um desafio, mas com a expectativa de muito aprimoramento. A sustentabilidade em energia elétrica também fez parte do novo projeto. Nós investimos no maior sistema privado de energia solar fotovoltaica do País. Para isso, foram instalados mais de dois mil módulos sobre a cobertura da fábrica, e o retorno do investimento deve ocorrer em até dez anos.

ICTQ – Está no DNA da empresa essa relação amigável com a natureza, certo?

Janaina Gomes – Com certeza. A nova fábrica está situada em um terreno com nascentes que foram recuperadas, e área verde totalmente preservada. A Bio Extratus é certificada pela ISO 14001 em gestão ambiental. No terreno de 150 mil alqueires, há ainda um sistema eficiente de tratamento de efluentes e um trabalho constante de plantio de árvores, cujos frutos são consumidos no refeitório pelos funcionários.

ICTQ – Embora seus pais ainda encabecem o negócio, qual a senhora considera ser a sua principal contribuição em sua jornada à frente da Bio Extratus?

Janaina Gomes – Tenho um perfil de organização de processos muito estabelecido. As pessoas até brincam com a minha mania de querer formatar todos os fluxos. Acho que esta minha característica contribui para a organização, garantia de qualidade da empresa e para o aumento da produtividade.

ICTQ – A senhora considera isso estimulante?

Janaina Gomes – Desafios são sempre estimulantes. Quando temos uma boa equipe trabalhando em conjunto, conseguimos usar o desafio para estimular melhorias, para sair da zona de conforto e para tornar os processos mais eficientes.

ICTQ – O Brasil passou por períodos muito difíceis nos últimos dois anos. A crise chegou a afetar seu negócio?

Janaina Gomes – Sim, a crise mudou o mercado e sentimos essa mudança, mas estamos nos adaptando para essa nova realidade. Para você ter uma ideia, ainda mantemos nosso quadro com 530 funcionários, que nos ajudam a produzir 1,8 milhão de unidades ao mês. Isso é para poucos.

ICTQ - Quais foram suas principais vitórias desde que assumiu a direção da empresa?

Janaina Gomes – Na verdade, somos uma empresa familiar, e quando iniciei nos negócios eu não tinha experiência prática. Sou farmacêutica, e todo o meu aprendizado aconteceu dentro da empresa. Minha vitória foi a sorte de contar sempre com ótimos profissionais ao meu lado, que foram muito generosos e me ensinaram muito.

ICTQ - E quais foram seus principais desafios pessoais?

Janaina Gomes – Tenho três filhos, portanto, administrar a maternidade e a vida profissional é sempre desafiador.  Além disso, o fato de ter uma empresa familiar também traz muitos desafios. O amor que tenho pela minha família e pela empresa me ajuda a superar todos os obstáculos, que contribuem para o meu crescimento pessoal e profissional.

Atendimento

Atendimento de segunda a sexta-feira,
das 08:00 às 18:00 horas.

Telefones:

  • 0800 602 6660
  • (62) 3937-7056
  • (62) 3943-1157

Whatsapp

  • (62) 99473-1495

 

 

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Benjamin Constant, nº 1491, Centro, Anápolis - GO.

CEP: 75.024-020

Escritório administrativo - São Paulo

Rua Tobias Barreto, nº 803, Mooca, São Paulo - SP.

CEP: 03.176-000

Telefone: (11) 2607-6688

Fale conosco