Portal do Aluno Portal do Aluno

O farmacêutico Lucas Portilho: de estagiário a palestrante na Harvard Medical School

Você, farmacêutico, já se pegou reclamando do excesso de trabalho? Você já achou que não daria conta de executar todas as tarefas que seu chefe designou?

Esqueça tudo isso...eu vou lhe dar o exemplo de um farmacêutico empreendedor que tem, nada menos, que nove atribuições executivas. Estou falando do farmacêutico empresário Lucas Portillho!

Para se ter uma ideia, ele é sócio-diretor científico na Consulfarma Assessoria e do Congresso Consulfarma, sócio-diretor no IPUPO (Instituto de Cosmetologia e Ciências da Pele), sócio-diretor no Instituto Hi Nutrition, sócio-diretor no Laboratório de P&D do Instituto de Cosmetologia, consultor em P&D para indústrias e farmácias, palestrante internacional, coordenador da Comissão de Farmácia Estética no Conselho Regional de Farmácia, colunista internacional no Prospector e coordenador dos estágios internacionais em P&D cosmético na Itália, França e Espanha.

É um dos farmacêuticos com maior número seguidores no Facebook e é o palestrante mais convidado pelos principais eventos de cosmetologia em todo o Brasil.

Internacionalmente, ele já palestrou em Hamburgo, Alemanha, Chile e, em novembro, irá palestrar na Harvard Medical School, em Boston (EUA), no curso de harmonização orofacial. Além disso, anualmente vai à Europa com seus alunos, onde coordena o estágio internacional em cosmetologia realizado na Itália, França e Espanha.

Seus desenvolvimentos na área cosmética já foram destaque em mídias televisivas como Rede Globo, Globo News, Record, Bandeirantes e os principais jornais e revistas em todo Brasil.

Você quer saber como ele chegou até esse ponto? Acredite...ele começou lá de baixo! Acompanhe a entrevista exclusiva, concedida ao Portal de Conteúdos do ICTQ.

ICTQ – Como se deu sua trajetória profissional?

Lucas Portilho - Entrei na área da saúde influenciado por um professor de ciências. Assim, me matriculei em um curso técnico de bioquímica e fui estagiar em uma farmácia de manipulação. De cara, me apaixonei pela atuação em laboratório e percebi que aquele ambiente seria meu local de trabalho pelo resto da vida. Daí, foi natural ingressar no curso superior de farmácia e bioquímica, e tenho certeza que foi a escolha certa. Após atuar em farmácia de manipulação passei pela indústria farmacêutica e um dia recebi uma proposta para atuar em uma consultoria farmacêutica, chamada Consulfarma, onde entrei como estagiário.

ICTQ – Então a Consulfarma entrou desde cedo em sua vida?

Lucas Portilho - Sim. Fui contratado por aquele que considero um dos farmacêuticos mais empreendedores do Brasil, o professor Mauricio Pupo. Fui efetivado rapidamente, como pesquisador. A Consulfarma foi uma escola complementar à faculdade, pois eu atuava em laboratório realizando desenvolvimentos de produtos e ainda preparando material técnico para os clientes da empresa. Isso me obrigava a estudar muito e estar sempre antenado com as novidades farmacêuticas.

ICTQ – E como o senhor complementou sua qualificação?

Lucas Portilho - Fiz especialização na área da cosmetologia e também fiz um MBA para me capacitar melhor nessa área. Comecei a palestrar, ensinar alunos a desenvolver produtos, e acabei virando professor. Após ser convidado para fazer uma demonstração prática em uma aula, fui convidado para montar um curso de cosméticos veterinários, e partir daí não parei mais.

Em 2006, depois de três anos na Consulfarma, fui contratado como gerente de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) em uma empresa de cosméticos chamada Adatina, onde tive a oportunidade de viajar para a Itália para realizar desenvolvimento de produtos.

ICTQ – E quando o senhor começou a empreender?

Lucas Portilho - Naquele mesmo ano, em 2006, juntamente com o professor Mauricio Pupo, abri uma escola de Cosmetologia que oferecia cursos de pós-graduação em Cosmetologia - o IPUPO Educacional. Em 2009 fui contratado pela Natura Cosméticos como coordenador de Pesquisa e Desenvolvimento onde atuei em diversas categorias realizando a criação de produtos cosméticos. No entanto, a escola de cosmetologia foi crescendo e se destacando no cenário brasileiro como uma das melhores do Brasil. Utilizando minha rede de contatos nas indústrias cosméticas, criei um time de professores de grandes empresas, como Boticário, L’Occitane, J&J, Natura e outras grandes companhias para compor meu quadro de ministrastes. Assim, nos transformamos na instituição com as maiores turmas de cosmetologia do Brasil. Aquelas turmas iniciais em Campinas com 20 alunos se transformaram em turmas com mais de 100 alunos e expandimos para São Paulo, Porto Alegre e Curitiba, além dos cursos online, em que atingimos toda a América Latina. Já chegamos a vender cursos para uma empresa cosmética de Israel.

Em 2013 me desliguei da Natura para empreender de fato e fiz a aquisição do Instituto de Cosmetologia como sócio majoritário. Compramos a Consulfarma, a assessoria farmacêutica na qual eu havia atuado como estagiário, e abrimos mais um instituto educacional, desta fez com foco em nutrição: o Instituto Hi Nutrition, que oferece cursos de pós-graduação na área de nutracêuticos.

ICTQ – São várias frentes de atuação?

Lucas Portilho – Sim. Após sair da Natura, várias empresas me buscaram como consultor em desenvolvimento de produtos, e atualmente tenho um laboratório de P&D que elabora formulações para indústrias e farmácias.

Desenvolvi uma plataforma de ensino à distância para atender aos cursos de minhas empresas, no entanto, devido à facilidade de acesso e intuitividade, a plataforma despertou o interesse de outras empresas. Foi quando vi a oportunidade de transformá-la em um novo negócio. Atualmente a plataforma, chamada Liveclass, é utilizada por outras empresas para treinamentos e aulas.

Além disso, abrimos uma agência de propaganda farmacêutica, a Consulfarma Agência, onde produzimos todos os tipos de campanhas, vídeos, materiais publicitários e consultoria em marketing digital.

ICTQ - Quais foram seus maiores desafios profissionais?

Lucas Portilho - Sem dúvida o meu maior desafio profissional é o momento atual à frente das minhas empresas. Ser colaborador é algo totalmente diferente de ser responsável pelos colaboradores. Meus cargos de coordenador e gerente não se comparam à responsabilidade de ser proprietário. No Brasil, o maior desafio de um empreendedor é a carga tributária. É fundamental ter a noção de quão saudável está sua empresa e, além disso, um bom empresário precisa entender de pessoas e ter uma inteligência emocional muito grande. Creio que os maiores desafios sempre estão por vir, que é buscar a perfeição sempre. A perfeição é ter uma empresa saudável financeiramente, com colaboradores satisfeitos e que contribui de forma satisfatória para os clientes.

ICTQ - Quais as suas principais realizações à frente dos seus negócios?

Lucas Portilho - Já capacitamos mais de 20 mil profissionais nas áreas da cosmetologia, farmácias de manipulação e nutracêuticos.

Na Consulfarma, estamos transformando donos de farmácias em verdadeiros empresários, por meio de capacitação. Sabemos que no curso de farmácia pouco aprendemos sobre empreendedorismo e gestão, portanto, os donos de farmácia são tecnicamente bons, mas têm deficiência no quesito gestão.  Na Consulfarma, temos atuado de forma eficaz nesse sentido.

No Instituto de Cosmetologia, temos certificado milhares de farmacêuticos e profissionais da saúde na área da cosmetologia e farmácia estética.

No instituto Hi Nutrition, capacitamos farmacêuticos, nutricionistas e médicos a prescreverem nutracêuticos de forma eficiente.

Realizamos o maior congresso para farmácias de manipulação do mundo. O Congresso Consulfarma reúne mais de 120 expositores e 55 cursos em um Congresso que, todo ano, leva novidades que podem ser encontradas nas farmácias de manipulação.

ICTQ – O senhor acredita que tem influenciado o mercado nacional farmacêutico?

Lucas Portilho - Por meio de minhas redes sociais, levo diariamente novidades em tratamentos de pele e tendências em cosmetologia, mantendo os mais de 50 mil seguidores sempre atualizados.

Alguns dos produtos que desenvolvi contribuem para impulsionar o mercado cosmético no Brasil. Entre os produtos, destaco o primeiro filtro solar que protege a pele e ainda permite a síntese de vitamina. Uma verdadeira inovação no mercado da dermatologia.

ICTQ – Nem a crise chegou a afetar seu negócio?

Lucas Portilho - De forma alguma. Felizmente a área de educação no Brasil, em cursos de pós-graduação, recebe uma busca constante após a graduação. Em 2013, foi aprovado pelo Conselho Federal de Farmácia a atuação do farmacêutico na área de estética, porém só é possível atuar em clínica farmacêutica de estética após cursar pós-graduação em farmácia estética. Nós oferecemos esse curso e, de 2013 pra cá, o número de alunos em nosso instituto só tem aumentado.

Na área de consultoria farmacêutica também não observamos problemas, pois diversificamos o número de produtos da empresa, como consultorias para redes sociais para farmácias, implementação de ações novas, como o inbound marketing para farmácias, e assim aumentamos o número de clientes.

ICTQ - Quais são seus próximos desafios?

Lucas Portilho - Meu desafio principal é implementar uma incubadora em meu laboratório com foco em desenvolvimento de produtos e novas tecnologias cosméticas. Visitando um parque tecnológico em Barcelona, na Espanha, tive essa ideia, que pretendo colocar em prática em 2018. Vejo que temos excelentes ideias surgindo por aí e também há colegas farmacêuticos que não possuem estrutura para colocar essas ideias em prática. Por meio da incubadora, pretendo oferecer recursos para que profissionais possam desenvolver seus projetos.

Além disso, pretendo expandir para a área da educação médica. Abrir um Instituto de Cosmiatria em parceria com médicos prescritores é uma das metas para os próximos anos.

ICTQ – Como as empresas estão configuradas?

Lucas Portilho - Atualmente nosso quadro de colaboradores conta com 93 profissionais divididos em farmacêuticos, químicos, publicitários, programadores e vendedores.

Nossa principal vantagem é a autonomia em produzir tudo “in loco”, desde nossos sites, plataformas online, peças publicitárias, gravação de aulas, edição de material, desenvolvimento de novos produtos e produção de material científico.

Produzimos conteúdo relevante por meio de pesquisa e desenvolvimento de produtos e materiais técnicos. Nossa sede fica em Campinas, no interior de São Paulo, e conta com mil metros quadrados com escritórios segmentados por áreas, sendo vendas, marketing, administrativo, laboratório e estúdio de gravação e edição.

ICTQ - Qual a expectativa de fechar 2017?

Lucas Portilho - Desde que assumi a frente da Consulfarma, juntamente com meu sócio Neto Motagnini, dobramos o faturamento das empresas, e a projeção para 2018 é crescer sempre.

 

Para conhecer mais sobre o empreendedor, Portilho convida a visitar seu Instagram - @lucasportilhooficial

Atendimento

Atendimento de segunda a sexta-feira,
das 08:00 às 18:00 horas.

Telefones:

  • 0800 602 6660
  • (62) 3937-7056
  • (62) 3943-1157

Whatsapp

  • (62) 99473-1495

 

 

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Benjamin Constant, nº 1491, Centro, Anápolis - GO.

CEP: 75.024-020

Escritório administrativo - São Paulo

Rua Tobias Barreto, nº 803, Mooca, São Paulo - SP.

CEP: 03.176-000

Telefone: (11) 2607-6688

Fale conosco