Portal do Aluno Portal do Aluno

Censo Farmacêutico repercute em todo o país

Censo Farmacêutico

O ICTQ – Instituto de Pesquisa e Pós - Graduação com foco exclusivo no mercado farmacêutico, inicia o ano de 2014 revolucionando o setor.

Pela primeira vez na história da classe profissional farmacêutica do Brasil, são desenvolvidos e publicados estudos específicos sobre o perfil dos consumidores em farmácias, hábitos de consumo de medicamentos e o mais recente estudo do Instituto, o Censo Demográfico Farmacêutico, que repercute na imprensa nacional desde o último dia 20 de janeiro.

O Censo desenvolvido com finalidade científica e acadêmica, foi subsidiado com recursos próprios e exclusivos da Instituição, com o objetivo principal de mapear a presença e distribuição do profissional farmacêutico da produção de medicamentos à assistência básica de saúde em todo o país.

O estudo foi concebido em duas etapas. Em sua primeira parte, o recenciamento com o levantamento de números absolutos de estabelecimentos e profissionais teve o apoio dos conselhos regionais de farmácias, responsáveis pelos registros oficiais em cada estado.

Na segunda parte do estudo foi realizada pesquisa quantitativa, com abordagem pessoal e individual dos entrevistados, em pontos de fluxo populacional, mediante aplicação de questionário em 132 municípios brasileiros em todas as regiões do país. Foram entrevistados 1.923 pessoas (homens e mulheres, com 18 anos ou mais). Para cruzamento de opiniões da população versus opiniões dos profissionais da área, ainda nesta segunda etapa, foram questionados mais 2.331 farmacêuticos de todas as regiões do país.

Dentre os principais resultados o estudo evidencia que hoje no Brasil existe apenas 1.76 farmacêutico para cada 2.000 habitantes. Apesar do baixo índice atual, nos próximos 04 anos novos 100.048 mil farmacêuticos entrarão para um mercado promissor e cada vez mais evoluído cientificamente: o setor farmacêutico.

O estudo não versa sobre inspeções e fiscalizações de órgãos competentes, abordagem sanitária, assim como também não faz julgamento ou juízo de valor classificatório de pequenas farmácias ou grandes redes distribuídas pelo país.

Através dos índices levantados pelo Censo, a principal mensagem levada pelo ICTQ aos maiores veículos de comunicação do Brasil é: “Consumir remédios sem orientação de um farmacêutico é um risco à saúde.”

A partir desta perspectiva, convidamos todos os farmacêuticos do país a unir-se a nós nesta campanha. Acompanhem e compartilhem com amigos e familiares as notícias que são alertas a sociedade. À Folha de São Paulo, o Dir. do ICTQ, Marcus Vinícius Andrade, afirma: "O atendimento nas farmácias, quando acontece por um profissional que não é farmacêutico, expõe a população a complicações de quadros clínicos de saúde e até risco de morte”.

Para conhecer mais sobre o Censo Farmacêutico e outros estudos do ICTQ, solicite nosso Anuário Mercado Farmacêutico 360º neste link: http://ictq.com.br/portal/anuario-2014

Fonte: ICTQ

Atendimento

Atendimento de segunda a sexta-feira,
das 08:00 às 18:00 horas.

Telefones:

  • 0800 602 6660
  • (62) 3937-7056
  • (62) 3943-1157

Whatsapp

  • (62) 99473-1495

 

 

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Benjamin Constant, nº 1491, Centro, Anápolis - GO.

CEP: 75.024-020

Escritório administrativo - São Paulo

Rua Tobias Barreto, nº 803, Mooca, São Paulo - SP.

CEP: 03.176-000

Telefone: (11) 2607-6688

Fale conosco