Covid-19: Anvisa autoriza pesquisa com medicamento que pode diminuir inflamação pulmonar

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a realização da fase de pesquisa clínica sobre o medicamento Kevzara (sarilumabe) no tratamento do novo coronavírus (Covid-19) em território nacional. O estudo é patrocinado pela indústria farmacêutica Sanofi, que já promove uma iniciativa de análise global para avaliar o fármaco em vários países, como Espanha, Alemanha, França, Canadá, Rússia e Estados Unidos.

O sarilumabe é um anticorpo monoclonal humano que foi desenvolvido para o tratamento da artrite reumatoide. Contudo, a companhia farmacêutica francesa analisa se o fármaco pode influenciar na resposta inflamatória hiperativa nos pulmões de pacientes em estado grave ocasionado pela Covid-19.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

Segundo a Anvisa, a pesquisa clínica visa encontrar parâmetros sobre a eficácia e a segurança de um determinado medicamento na terapia aplicada em um paciente. Nesse programa global da Sanofi, os testes estão na fase 2/3. A análise é realizada com pacientes hospitalizados com quadro grave de pneumonia.

Em março de 2020, a companhia francesa já havia iniciado os testes em fase 2/3 em solo norte-americano. Na ocasião, a indústria francesa afirmou que estava trabalhando junto à Regeneron Pharmaceuticals (que desenvolveu o medicamento em conjunto com a Sanofi) para que a pesquisa clínica fosse realizada em outros países.

“A Sanofi e a Regeneron estão trabalhando incansavelmente para iniciar estudos em todo o mundo que ajudarão a determinar se o sarilumabe tem o potencial de desempenhar seu papel nessa crise de saúde global da Covid-19. Esses estudos fornecerão dados importantes para determinar se o medicamento ameniza as complicações que ameaçam a vida dos pacientes com infecção causada pelo vírus, combatendo a resposta inflamatória exacerbada dos pulmões quando debilitados pelo novo coronavírus. Nesses tempos sem precedentes, somos profundamente gratos pela colaboração diária com as autoridades de saúde que nos permitem realizar esse trabalho clínico tão rapidamente,” explicou o chefe global de pesquisa e desenvolvimento da Sanofi, John Reed, em comunicado à imprensa.

Ele ainda completou: “Além deste ensaio clínico com o objetivo de ajudar pacientes críticos com Covid-19, nosso trabalho para produzir uma vacina para prevenção da doença continua. Isso juntamente com os esforços para fornecer outros medicamentos importantes da Sanofi que podem ajudar pacientes afetados pelo novo coronavírus”, destacou.

De acordo com o portal Jota, desde a terça-feira (12/05), que o sarilumabe passou a ter prioridade no trâmite dos pedidos de patente no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), a pedido do Ministério da Saúde (MS). Em conjunto, a Sanofi e a Regeneron protocolaram três dessas petições.

Outros estudos

No Brasil, atualmente, o MS acompanha pesquisas com dez medicamentos no combate à Covid-19: cloroquina, hidroxicloroquina, azitromicina, lopinavir, ritonavir, remdesivir, nitazoxanida, interleucina-6, tocilizumabe e plasma convalescente.

Participe também: Grupo para receber notícias farmacêuticas diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Veja mais materias sobre:

ANVISA, Assuntos Regulatórios, coronavírus

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS