Vigilância Sanitária suspende distribuição do ´kit covid´ em igreja evangélica

Vigilância Sanitária suspende distribuição do ´kit covid´ em igreja evangélica

A distribuição em uma igreja do sul da Bahia de medicamentos controlados para supostamente evitar a contaminação pelo novo coronavírus foi suspensa pela Vigilância Sanitária do Estado. Segundo Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), o local não tinha farmacêutico e nem alvará sanitário.

A ação da Vigilância Sanitária baiana aconteceu na segunda-feira (13/7) e impediu que medicamentos controlados chegassem às mãos da população na Igreja Batista Memorial, que fica no bairro Urbis, em Teixeira de Freitas (a cerca de 800 km da capital Salvador), conforme revelaram a TV Bahia e o G1. O Ministério Público (MP-BA) também foi acionado para avaliar a iniciativa e adotar as medidas cabíveis.​

A Sesab ressaltou que um dos grandes perigos, atualmente, são as fake news sobre medicamentos milagrosos que estariam curando ou prevenindo contra a Covid-19. Três dessas substâncias são mais recorrentes nas conversas sobre o assunto: cloroquina, hidroxicloroquina e ivermectina, que já vem sendo chamado de ‘kit covid’ em vídeos que circulam na internet.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

O secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, ressaltou que não existe comprovação científica da eficácia desses medicamentos no combate à Covid-19 e eles podem fazer mal à saúde. Ele pontuou, ainda, que essas medicações são controladas e só devem ser liberadas com receita médica.

“Estamos preocupados com vídeos que têm circulado de grupos que defendem o emprego da hidroxicloroquina, cloroquina e ivermectina, o chamado ‘kit covid’. Alguns deles têm preconizado o uso profilático dessas drogas, para evitar a contaminação pelo novo coronavírus”, afirmou o secretário à TV Bahia.

publicidade inserida( https://emailmkt.ictq.com.br/anuncie-no-ictq)

“Em algumas situações foi constatado que os medicamentos estão sendo distribuídos sem receita médica, gratuitamente, sem controle, em unidades que não são de saúde, e sem a retenção da receita por um farmacêutico registrado. Isso configura ilegalidade, uma infração sanitária. Os responsáveis poderão ser punidos e, em casos de efeitos adversos, serão penalizados criminalmente por estarem distribuindo medicações controladas sem o devido registro na Vigilância Sanitária”, advertiu Vilas-Boas.

De acordo com a Sesab, o Instituto Couto Maia, sendo um dos principais hospitais na Bahia no atendimento a pacientes graves com diagnóstico de Covid-19, tem protocolo clínico disponível no site da unidade e não usa cloroquina, hidroxicloroquina ou ivermectina no tratamento da doença. Já a prefeitura de Teixeira de Freitas, por meio da assessoria, disse que não participou da ação e nem da fiscalização que suspendeu a distribuição do kit.

Participe também: Grupo de WhatsApp e Telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Veja mais materias sobre:

Medicamentos, Assuntos Regulatórios, coronavírus

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS