Dicionário médico MedDRA agora no sistema da Anvisa

Dicionário médico MedDRA agora no sistema da Anvisa

O sistema eletrônico da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a notificação de eventos adversos a medicamentos (VigiMed) conta agora com a opção de acesso ao Dicionário Médico para Atividades Regulatórias (MedDRA, na sigla em inglês), na versão em português do Brasil, facilitando o uso pelos brasileiros, pois há termos não coincidentes no dicionário de Portugal.

Para usar a nova opção, os usuários com cadastro no sistema VigiMed precisam mudar a configuração de idioma. Ao logar no sistema, basta clicar na seta que aparece junto ao nome, no canto superior direito. Depois, deve-se clicar em ‘idioma’ e escolher a opção ‘Portuguese – Brazilian’.

publicidade inserida(https://sibrafar.com.br/)

Até então, o português de Portugal estava sendo utilizado no sistema, de forma alternativa. Entretanto, segundo a Anvisa, havia um universo significativo de termos não coincidentes ou com grafias muito distintas no idioma português falado nos dois países, o que poderia dificultar a notificação de eventos adversos a medicamentos no Brasil.

Por esse motivo, a Agência argumentou junto à Organização para Manutenção e Serviços de Suporte ao MedDRA (MedDRA MSSO, na sigla em inglês) sobre a necessidade de uma versão do dicionário em português do Brasil, obtendo sinal verde para a tradução.

“A versão 23.0 do MedDRA, que passou a incluir o português falado no Brasil como uma das versões disponíveis aos seus assinantes, é resultado da parceria entre a Farmacovigilância da Anvisa, especialistas convidados e a própria MSSO, que trabalharam juntos para a revisão e aprovação da tradução”, revela o órgão regulador.  

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

Segundo a Anvisa, a disponibilização dessa versão no VigiMed exigiu algumas adequações, que foram executadas por Uppsala Monitoring Centre (UMC), centro vinculado à Organização Mundial de Saúde (OMS) responsável pelo Programa de Monitoramento Internacional de Medicamentos e que fornece o sistema VigiFlow, nome internacional da ferramenta de notificação de eventos adversos, batizado de VigMed pela Agência.

O VigiMed disponibiliza dois módulos para receber notificações de suspeitas de reações adversas, de inefetividade e de erro no uso, todos relacionados a medicamentos: cidadãos e profissionais liberais e serviços de saúde e vigilâncias sanitárias. A partir de outubro deste ano, as empresas farmacêuticas também contarão com um módulo VigiMed desenvolvido especialmente para o setor, informa a Anvisa.

Participe também: Grupo de WhatsApp e telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Veja mais materias sobre:

Farmacêutica, Farmacêutico, ANVISA

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS