Anvisa emite comunicado para barrar disseminação de fungo perigoso no Brasil

Anvisa emite comunicado para barrar disseminação de fungo perigoso no Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) confirmou no início deste mês, dezembro de 2020, o primeiro caso de infecção por Candida auris (C. auris) em território nacional. O fungo foi identificado em uma amostra de ponta de cateter de um paciente, de 59 anos, internado na unidade de terapia intensiva (UTI) em um hospital do Estado da Bahia.

Em decorrência da gravidade da situação, o órgão sanitário emitiu, nesta quarta-feira (23/12), a Nota Técnica 11/20, que traz orientações para identificação, prevenção e controle de infecções por C. auris em serviços de saúde. 

Segundo a Anvisa, "a publicação tem como objetivo atualizar os critérios e os fluxos de encaminhamento de isolados para a rede nacional para identificação de C. auris em serviços de saúde; orientar os laboratórios de microbiologia quanto à identificação do fungo; reforçar a necessidade de vigilância nos serviços de saúde; e reforçar a necessidade da adoção de medidas de prevenção e controle para evitar a disseminação" do fundo no Brasil.

A Agência lembra ainda que “é importante esclarecer que já disponibilizou dois alertas sobre o tema”, no início de dezembro, quando foi confirmado o primeiro caso de Candida auris no País.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

Logo quando o caso foi confirmado, um dos comunicados da Anvisa destacou que a “Agência estava trabalhando na revisão do Comunicado de Risco para contemplar a nova situação epidemiológica do País, a inclusão de outros laboratórios como referência para a rede nacional e as novas evidências científicas disponíveis”.

Nesse sentido, recomendou “que os serviços de saúde e laboratórios de microbiologia estejam alertas às orientações previstas nesses documentos (veja aqui), para que ações de prevenção e controle da disseminação desse fungo sejam adotadas de forma oportuna e segura”.  

publicidade inserida(https://emailmkt.ictq.com.br/anuncie-no-ictq)

O fungo

Segundo a Anvisa, o “C. auris é um fungo emergente que representa uma grave ameaça à saúde global e foi identificado, pela primeira vez, como causador de doença em humanos em 2009, no Japão”.

A Agência destaca ainda que “algumas cepas de C. auris são resistentes a todas as três principais classes de fármacos antifúngicos (polienos, azóis e equinocandinas) e sua identificação requer métodos laboratoriais específicos, uma vez que pode ser facilmente confundida com outras espécies de leveduras, tais como Candida haemulonii e Saccharomyces cerevisia”.

Nesse sentido, em decorrência à sua resistência aos medicamentos, e por ser responsável por infecções hospitalares, o C. auris é considerado um dos fungos mais temidos do mundo.

A recente Nota Técnica 11/20 da Anvisa pode ser acessada por meio de um documento divulgado em comunicado oficial (veja aqui).

Participe também: Grupos de WhatsApp e Telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente.

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Veja mais materias sobre:

ANVISA, Assuntos Regulatórios

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS