Anvisa ampliou atuação internacional em 2020

Anvisa ampliou atuação internacional em 2020

Em um ano marcado pela pandemia do novo coronavírus, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) revela que reforçou sua presença mundial, o que inclui cooperações e acordos com diversos países.

Apesar das críticas de uso político da Agência pelo Governo, como a açodada suspensão em 9 de novembro (revertida dois dias depois) do estudo clínico da Coronavac, desenvolvida pela chinesa Sinovac e pelo Instituto Butantan, ligado ao governo de João Doria, desafeto político do presidente Jair Bolsonaro, a Anvisa obteve alguns avanços durante a pandemia.

Um deles foi promovido pela Assessoria de Assuntos Internacionais (Ainte), que manteve interlocução com as embaixadas estrangeiras instaladas no Brasil e com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), para o repatriamento de brasileiros e estrangeiros. A área também atuou no esclarecimento de dúvidas e questões relacionadas à importação e exportação de materiais estratégicos para o combate à pandemia.

“Vale destacar ainda a articulação da Ainte para que técnicos da Anvisa participassem do programa de pré-qualificação da Organização Mundial da Saúde (OMS) para avaliação da segurança e eficácia de vacinas contra a Covid-19”, revela comunicado do órgão regulador.

publicidade inserida(https://sibrafar.com.br/)

Em outra frente, a articulação e a cooperação internacional estimularam o desenvolvimento das capacidades regulatórias nacionais, com a troca de experiências e o aproveitamento das melhores práticas executadas por autoridades sanitárias de diferentes países.

Um dos principais movimentos nessa direção foi a aprovação da Anvisa como 54º membro do Esquema de Cooperação em Inspeção Farmacêutica (PIC/S). Entre os benefícios dessa adesão para a Agência estão as oportunidades de treinamento e atualizações constantes, harmonização das Boas Práticas de Fabricação e formação de redes de contato entre inspetores, bem como a facilidade na conclusão de acordos bilaterais de interesse dos países. Sem contar a elevação do reconhecimento e credibilidade internacionais das decisões tomadas pela Agência.

A Anvisa aderiu também ao Projeto Orbis, coordenado pela Food and Drug Administration (FDA, órgão regulador de medicamentos dos Estados Unidos) para avaliação conjunta de registro de medicamentos oncológicos entre as autoridades reguladoras do Brasil, Estados Unidos, Canadá, Suíça, Reino Unido, Japão e Singapura.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

Com a Agência Dinamarquesa de Medicamentos (DKMA) houve a assinatura e início da segunda fase do projeto de cooperação técnica com o órgão regulador brasileiro. A Anvisa assinou também acordo de confidencialidade ad hoc com a Agência Europeia de Medicamentos (EMA), para intercâmbio de informações regulatórias no âmbito da pandemia, além de firmar memorando de entendimento com a Administração Nacional de Produtos Médicos da China (NMPA).

Além desses acordos, a Anvisa teve participação em foros de convergência regulatória e acordos comerciais internacionais, “visando estabelecer um alinhamento técnico entre as autoridades e práticas leais de comércio entre os países”, conforme destacou.

Para saber mais sobre os acordos internacionais promovidos pela Agência, basta acessar o site da Anvisa.

Participe também: Grupos de WhatsApp e Telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Veja mais materias sobre:

ANVISA, Assuntos Regulatórios, Covid-19

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS