Vacinas não são intercambiáveis, diz Anvisa

Vacinas não são intercambiáveis, diz Anvisa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou alerta aos profissionais de saúde e à população enfatizando que a administração da primeira e da segunda doses da vacina contra a Covid-19 sejam realizadas com vacinas do mesmo fabricante.

“Não existe, até o momento, informação sobre intercambialidade entre as vacinas utilizadas no Brasil. Ou seja, não há dados que sustentem que a troca de fabricantes de vacinas entre a primeira e a segunda doses produza resposta imune ao novo coronavírus (SARS-Cov-2)”, afirmou a Agência em seu site.

De acordo com o órgão regulador, produto farmacêutico intercambiável é o equivalente terapêutico de um medicamento de referência, “comprovados, essencialmente, os mesmos efeitos de eficácia e segurança”.

A Anvisa alerta ainda que ao detectar a troca de fabricantes entre as duas doses da vacina, o paciente deve comunicar imediatamente o fato às autoridades de saúde, levando consigo o cartão de vacinação.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

publicidade inserida(https://www.ictq.com.br/pos-graduacao)

Ao fabricante, a orientação da Agência é que ele registre a ocorrência no sistema VigiMed e ative o sistema de farmacovigilância para o acompanhamento do caso, cujas informações devem integrar o Sumário Executivo e o Relatório Periódico de Benefício-Risco.

Também o farmacêutico deve alertar o paciente sobre a correta utilização da vacina. “O farmacêutico, como profissional de saúde que lida diretamente com o paciente, deve alertá-lo para que seja averiguada a marca no momento da aplicação da vacina, colaborando com o trabalho do profissional aplicador”, salienta o farmacêutico e professor da pós-graduação em Farmácia Clínica e Prescrição Farmacêutica no ICTQ – Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação para o Mercado Farmacêutico, Rafael Poloni.

“Até o momento, não há estudos sobre intercambiabilidade de vacinas contra Covid-19. Sendo assim, não é recomendada a utilização de diferentes marcas de vacinas em um mesmo indivíduo, conforme alertou a Anvisa em seu site, orientando pacientes, profissionais de saúde e fabricantes acerca do assunto”, conclui o professor do ICTQ.

Participe também: Grupos de WhatsApp e Telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente.

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Veja mais materias sobre:

ANVISA, Assuntos Regulatórios, Covid-19

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS