Síndrome rara faz mulher urinar cerveja sem consumir álcool

Síndrome rara faz mulher urinar cerveja sem consumir álcool

Pesquisadores de um hospital em Pittsburgh, nos Estados Unidos, identificaram o primeiro caso de uma doença rara em uma mulher de 61 anos. Na unidade de saúde, a paciente foi diagnosticada com a Síndrome da Autocervejaria, que causou nela cirrose (problema no fígado associado ao consumo de bebidas alcoólicas) mesmo sem ter ingerido álcool. O caso chamou tanto a atenção da imprensa que virou destaque na revista Annals of Internal Medicine.

Mediante o diagnóstico de cirrose hepática, os médicos ficaram céticos diante das alegações da paciente que afirmou não consumir álcool, entretanto, os exames de sangue dela realmente deram negativo para a presença de etanol, sendo que esse resultado seria diferente se, de fato, ela tivesse ingerido bebidas alcoólicas. Dessa maneira, os pesquisadores perceberam que a mulher realmente falava a verdade.

"Reparamos que os resultados dos testes de plasma para etanol e os resultados dos testes de urina para glicuronídeo de etilo e sulfato de etilo, que são os metabolitos do etanol, deram negativo, enquanto os resultados dos testes de urina para etanol foram positivos", explicou um dos pesquisadores, que atendeu à paciente em comunicado à imprensa.

Leia também: Substância usada na indústria farmacêutica contamina cerveja em Minas Gerais

Os níveis de álcool na urina da paciente foram encontrados após a ela ir ao Hospital Presbiteriano do Centro Médico da Universidade de Pittsburgh, EUA, fazer exames para entrar em uma lista de espera de transplante de fígado.

Após novos testes, os pesquisadores perceberam que a mulher, que também é diabética, urinava álcool por conta da colonização de uma cepa de levedura chamada Candida glabrata, um fungo que faz parte da flora humana normal e que está intimamente relacionado a organismo da cerveja (Saccharomyces cerevisiae). O fungo também está presente no processo de fermentação dessa bebida alcoólica.

Com o diabetes mal controlada, o organismo da paciente fazia com que sua urina mantivesse açúcar, devido a isso, a falta de oxigênio em sua  bexiga fez com que houvesse uma fermentação desses açucares, se transformando em etanol e dióxido de carbono.

"Acho que a maior razão para a paciente desenvolver essa condição é o diabetes desbalanceado, porque o ambiente da bexiga com altos níveis de glicose é definitivamente uma condição positiva para o crescimento e a atividade do fermento", disse o autor do estudo publicado na IFLScience, Kenichi Tamama.

O fenômeno é raro e conhecido por Síndrome da Autocervejaria. De acordo com os pesquisadores que estudaram o caso da paciente, essa condição nunca havia sido documentada com o desenvolvimento a partir da bexiga, apenas por meio do sistema digestivo. As pessoas diagnosticadas apresentam sintomas muito semelhantes à embriaguez. As reações podem incluir náusea, vômito, sentidos prejudicados, perda de memória e até de consciência.

Participe também: Grupo de WhatsApp para receber notícias farmacêuticas diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS