Covid-19: faltam voluntários para testes da nitazoxanida

Covid-19: faltam voluntários para testes da nitazoxanida

O ministro Marcos Pontes, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), anunciou em coletiva realizada no Palácio do Planalto, na terça-feira (26/5), que ainda não se completou o número de componentes para os testes clínicos da nitazoxanida. Pontes comentou também sobre a nova lei de informática que vai beneficiar a produção de equipamentos de combate à Covid-19.

Ao comentar que continuam em andamento os testes clínicos da nitazoxanida, o ministrou revelou que ainda faltam voluntários para completar o número exigido para a pesquisa. “Estamos no meio dos testes com a nitazoxanida e precisamos completar os 500 pacientes. Há 17 hospitais participando do estudo e se tivéssemos esse número hoje, em 15 dias anunciaríamos o resultado”, declarou. De acordo com Pontes, a nitazoxanida é um medicamento que não tem efeitos colaterais e demonstrou eficácia de 94% no combate ao vírus nos testes in vitro.

O ministro ainda reforçou outras frentes de investimento do ministério por meio de suas entidades vinculadas e a RedeVírus MCTIC em testes de diagnóstico da doença, reagentes nacionais e vacinas. “Na área de ciência, nós continuamos com os trabalhos voltados a testes diagnósticos, vacinas e reagentes nacionais. A vacina é algo que demora mais tempo para desenvolver, mas a produção no Brasil é essencial. A parte de sequenciamento do vírus é feita em vários laboratórios. O Brasil tem uma grande capacidade de produção de vacinas, e o desenvolvimento no País vai ser essencial para combater a doença no futuro”, explicou.

publicidade inserida(https://emailmkt.ictq.com.br/anuncie-no-ictq)

Em live realizada um pouco mais tarde na mesma terça-feira, na página do MCTIC no YouTube, o ministro recebeu o brigadeiro Geraldo José, diretor técnico de Ensino e Pesquisa do Hospital das Forças Armadas (HFA). Na transmissão de cerca de 1 hora e meia, eles debateram sobre como age o novo coronavírus no organismo, seu mecanismo de propagação e a potencialidade da nitazoxanida para combatê-lo, além da importância da realização dos testes clínicos para confirmar a segurança do uso do medicamento na população. Pontes e o brigadeiro também responderam dúvidas enviadas pelos internautas durante a live.

Nova lei favorece produção de equipamentos de combate à Covid-19

Na coletiva de imprensa, o ministro destacou a entrada em vigor do decreto que regulamentou a nova Lei de Informática, a Lei de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Ela reorganizou o modelo de incentivos para estimular os investimentos em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) das empresas de TIC. Segundo Pontes, a medida preserva o parque industrial brasileiro, garante empregos e vai ajudar a reforçar a produção de equipamentos necessários ao combate à pandemia da Covid-19.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

 “A medida atinge mais de 600 indústrias e garante cerca de 150 mil empregos em um setor estratégico para o combate à pandemia, que pode atender a demanda de ventiladores pulmonares e outros insumos necessários, reduzindo a dependência de equipamentos”, afirmou o ministro. “Várias empresas se juntaram de forma que a gente tenha a produção desses equipamentos no Brasil. A boa notícia é que graças a esse incentivo, já temos 12 fabricantes no País, sendo quatro deles com tecnologia 100% nacional”, completou.

Marcos Pontes anunciou também um novo investimento de R$ 135 milhões da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), empresa pública do MCTIC, em subvenção econômica para o desenvolvimento de ventiladores pulmonares, componentes e equipamentos para Unidades de Terapia Intensiva.  Esses equipamentos podem tanto atender demandas locais, como a produção excedente ser destinada à exportação.

A live completa do MCTIC sobre a nitazoxanida está disponível neste link.

Participe também: Grupo para receber notícias farmacêuticas diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Veja mais materias sobre:

Medicamentos, Política Farmacêutica, coronavírus

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS