Anticoncepcional previne Covid-19 grave, afirma novo estudo

Anticoncepcional previne Covid-19 grave, afirma novo estudo

Um novo estudo realizado pela universidade King’s College London, em Londres, Inglaterra, afirma que mulheres que tomam pílula anticoncepcional têm menos chances de desenvolver a forma grave do novo coronavírus (Covid-19). Segundo os cientistas, o estrogênio desempenha um papel fundamental na proteção contra o vírus, inclusive, esse seria o motivo pelo qual várias pesquisas afirmam que os homens são mais afetados pela doença.

Para definir essa conclusão, os pesquisadores utilizaram os dados de mais de meio milhão de mulheres, que fizeram uso do aplicativo Covid Symptom Study, entre os meses de maio e junho de 2020. O sistema foi desenvolvido pela King’s College London e foi usado para rastrear pacientes infectadas pelo novo vírus.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

A iniciativa mostrou que as mulheres que consumiam pílula anticoncepcional oral combinada tinham, em média, um risco 13% menor de desenvolver sintomas graves da Covid-19, de acordo com informações publicadas no jornal britânico The Telegraph. 

publicidade inserida(https://www.ictq.com.br/pos-graduacao)

Conclusões

A pesquisa também mostrou que as mulheres no período de pós-menopausa apresentaram um risco 22% maior do que as demais na pré-menopausa. Sendo que, neste grupo, aquelas na faixa etária de 45 a 50 anos tiveram maior risco e relataram sintomas como febre, perda de olfato e tosse aguda. Além disso, muitas também foram submetidas ao tratamento com oxigênio em Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

Segundo o estudo, essa situação ocorreu, justamente, pela falta de estrogênio, hormônio muito comum em anticoncepcionais. “Nós achávamos que mulheres na pré-menopausa, com níveis mais altos de estrogênio, teriam Covid-19 menos grave quando comparadas a mulheres da mesma idade que passaram pela menopausa, e nossas descobertas confirmaram isso", destacou a cientista, Karla Lee, que co-liderou a pesquisa, ao site The Telegraph.

Ela completou: “Além disso, quando comparamos um grupo mais jovem de mulheres que faziam uso de pílula anticoncepcional combinada com um grupo semelhante que não tomava o medicamento, as mulheres do primeiro grupo tinham Covid-19 menos grave, sugerindo que hormônios presentes na pílula podem oferecer alguma proteção contra a Covid-19", destacou.

A hipótese levantada pelos pesquisadores é que o hormônio feminino estrogênio estimula uma resposta imunológica no combate ao novo vírus. Com isso, há um aumento nas células imunes e a paciente responde melhor à infecção ocasionada pela Covid-19.

Nesse sentido, os cientistas concluíram no estudo que mulheres que tomam anticoncepcionais são mais resistentes ao vírus. Esse hormônio também é mais abundante nas mulheres antes da menopausa.

Participe também: Grupo de WhatsApp e telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Veja mais materias sobre:

Farmacêutica, Medicamentos, Covid-19

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS