Novo aparelho portátil calcula dose certa de medicamentos contra o câncer

Novo aparelho portátil calcula dose certa de medicamentos contra o câncer

A Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da Universidade de São Paulo (USP) desenvolveu um novo aparelho portátil, sem fio e de preço acessível, que poderá promover mais segurança no tratamento contra o câncer, pois,  o dispositivo é capaz de identificar, previamente, qual a dose ideal de medicamentos que o paciente deve receber, evitando a administração inadequada da substância.  

Segundo os cientistas envolvidos na pesquisa, cujos os resultados foram publicados por meio de um artigo na revista científica norte-americana IEEE Sensors Journal, a tecnologia visa reduzir os efeitos colaterais dos pacientes durante o tratamento, além disso, o objetivo também é que a terapia não tenha falhas por aplicação equivocada de fármacos.

"Nossa plataforma realiza uma espécie de tratamento prévio de células cancerígenas coletadas de uma biópsia. Com isso, conseguimos determinar a dose e a concentração ideais dos fotossensibilizadores, que devem ser aplicados, posteriormente, no paciente, o tempo necessário de exposição à luz, bem como a intensidade indicada da irradiação", explica autor da pesquisa e doutorando do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da EESC, Rodrigo Gounella, em matéria publicada no portal Terra.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

O dispositivo foi criado para terapias que fazem uso de tratamentos com Fotodinâmica (TFD) contra células cancerígenas. Atualmente, esse método já é utilizado no combate ao câncer de pele, não sendo considerado invasivo, pois, elimina de forma acentuada as células da doença por meio da luz, que é direcionada na região do corpo que foi mais afetada pela doença, gerando estímulos aos fotossensibilizadores, que são medicamentos que são ativados por meio de sinais de luz e podem ser administrados via oral, intravenosa ou, até mesmo, por cremes. Para que a terapia seja eficaz e proporcione segurança ao paciente, tanto a intensidade e tempo de irradiação luminosa, como a dose do medicamento precisam ser calculadas de forma exata.

publicidade inserida(https://www.ictq.com.br/pos-graduacao)

Preço e vantagens

De acordo com Gounella, uma das grandes vantagens do dispositivo é a redução de custos no tratamento do paciente: “Com a sua utilização é possível reduzir os custos do tratamento, evitar desconfortos causados pela terapia e impedir que células sadias sejam mortas, diminuindo os efeitos colaterais”, enfatiza.

O custo aproximado do aparelho é de R$ 400,00, sendo equipado com um sistema de iluminação com 16 leds controlados, que funcionam individualmente. Além disso, ele também é composto por um pequeno computador de alta performance com sistema de comunicação por bluetooth e wi-fi e um conjunto de baterias com duração de 54 horas.

O sistema operacional é controlado por meio de um aplicativo que envia comandos, como, por exemplo, para aumentar ou diminuir a intensidade da luz, em tempo real ao aparelho durante a aplicação da terapia no paciente.

Testes

Na fase de testes, os pesquisadores usaram porções de ácido aminolevulínico, que é um dos principais medicamentos utilizados em terapias fotodinâmicas. Eles aplicaram a substância em amostras celulares, direcionando também a luz.

“Os dados obtidos mostraram que o aparelho foi capaz de determinar a quantidade ideal de medicamento e a dose de luz indicada para matar as células doentes, que foram destruídas após 49 minutos de tratamento”, afirmou o professor e orientador da pesquisa, João Paulo Pereira do Carmo, segundo informação publicada no G1.

Chegada ao mercado

Atualmente, já existem aparelhos com a mesma tecnologia disponível no mercado. Contudo, eles não têm algumas funcionalidades que a novidade dos pesquisadores da USP possui, como, por exemplo: muitos não são portáteis, têm um custo bem mais alto e não conseguem regular a intensidade da luz, entre outras desvantagens. De acordo com os cientistas, a expectativa é de que o aparelho esteja disponível para venda em até dois anos.

Participe também: Grupo de WhatsApp e telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Veja mais materias sobre:

Farmacêutico, Medicamentos, Farmácia Clínica

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS