Covid-19: farmacêuticos dão dicas de desinfecção do automóvel

Covid-19: farmacêuticos dão dicas de desinfecção do automóvel

O automóvel é quase uma extensão de casa, inclusive com os mesmos grupos de bactérias e vírus que circulam entre as pessoas. Com a Covid-19, os cuidados de higiene devem ser redobrados também com o veículo. Farmacêuticos explicam como desinfetá-lo com eficiência.

Em tempos de pandemia, é recomendado limpar as peças do carro todas as vezes que for utilizar o veículo, principalmente se ele é compartilhado. Além do painel, volante e alavanca do câmbio, é importante também limpar os tapetes, pois é na sola do sapato que se carrega boa parte da sujeira da rua, inclusive micro-organismos.

“Primeiramente é preciso lembrar que o assoalho do carro e o tapete, seja ele de borracha ou carpete, são um ambiente sujo. Nesse caso só é possível fazer a higienização por meio de uma lavagem mesmo, com água e sabão”, explicou o farmacêutico Rodrigo Alves ao ESTV, da TV Gazeta/TV Globo de Vitória (ES).

Já o farmacêutico Isaac de Almeida, que está atuando como motorista de aplicativo desde que perdeu o emprego, montou um kit limpeza para o carro que usa diariamente. Almeida tem protocolos bem definidos antes de sair a cada viagem. “Antes de buscar o passageiro, tenho que estar com a maçaneta higienizada, bem como as extremidades das portas, onde a maioria das pessoas toca, o cinto de segurança, inclusive a fivela e o engate onde trava o cinto”, explicou Almeida ao ESTV.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

Outras dicas de limpeza para o automóvel

As pessoas que utilizam o carro de forma exclusiva ou dividem apenas com os familiares, podem manter os principais itens do carro longe do coronavírus sempre higienizando as mãos com álcool em gel antes de entrar no veículo e usando máscara. Assim evita-se, dentro do possível, levar o vírus para o seu interior.

Se isso não for possível ou foi necessário dar carona ou emprestar o carro para alguém, é importante limpar todas as superfícies que geralmente são tocadas pelas mãos com água e sabão neutro. Não se deve usar álcool líquido ou em gel, pois ambos podem danificar as peças do veículo.

Com um borrifador, uma mistura de água e sabão e um pano macio de microfibra pode-se higienizar painel, maçanetas, manoplas do câmbio e do freio de mão, alavancas de seta e dos faróis, botões dos vidros elétricos e dos espelhos e superfície da porta.

publicidade inserida(https://sibrafar.com.br/)

Cuidado em especial com a central multimídia e os botões do painel e volante, pois são peças frágeis. Jamais borrife líquidos diretamente neles. Passe apenas o pano úmido. Deve-se evitar também produtos de limpeza à base de amônia nas telas e painéis, pois eles podem comprometer o funcionamento dos aparelhos. Nem pensar em usar alvejante ou água oxigenada no interior do veículo, pois esses produtos são agressivos, principalmente ao estofamento.

Deve-se evitar ao máximo usar o ar-condicionado. “Sempre que possível ande com os vidros abertos, para manter o ambiente arejado”, ensina Rodrigo Alves. Mas se for inevitável usar o ar-condicionado, ele deve estar com os filtros em dia. Sua limpeza deve ser feita a cada seis meses. Se estiver vencido o filtro precisa ser trocado.

É importante também lembrar do duto do ar-condicionado e das saídas de ar. Uma solução rápida para higienizar o sistema é ligar o ar quente na potência máxima por cinco minutos a cada viagem. Isso vai ajudar a eliminar boa parte dos microrganismos que se acumulam nesses locais.

Para quem preferir algo mais profissional para higienização do veículo, pode optar pela oxi sanitização. O processo consiste em aplicar uma carga de ozônio para desinfetar a cabine e o sistema de ar-condicionado. Oficinas especializadas em higienização de veículos fazem esse serviço.

Participe também: Grupo de WhatsApp e Telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS