Resistência aos antibióticos está ligada à poluição, afirma novo estudo

Resistência aos antibióticos está ligada à poluição, afirma novo estudo

De modo geral, a resistência aos antibióticos sempre esteve associada ao consumo excessivo dessas substâncias, contudo, um novo estudo, realizado por cientistas da Universidade da Geórgia, nos Estados Unidos, identificou uma forte relação dessa situação com a poluição.

Segundo a análise, publicada recentemente na revista Microbial Biotechnology, solos com metais pesados tinham um nível superior de hospedeiros bacterianos específicos que eram acompanhados por genes que resistem aos antibióticos.

Os cientistas identificaram bactérias com genes resistentes a antibióticos como vancomicina, bacitracina e polimixina, que são substâncias utilizadas para tratar infecções em seres humanos.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

Dessa maneira, a pesquisa sugere que atividades relacionadas à agricultura ou queima de combustíveis, por exemplo, podem desempenhar uma função primordial na contaminação dos solos, resultando em um aumento de bactérias resistentes a essas classes de medicamentos.

"Precisamos entender melhor como as bactérias estão evoluindo ao longo do tempo", destacou o autor do estudo e biólogo do Centro de Controle e Prevenção de Doenças, Jesse C. Thomas, na publicação. Isso pode impactar nossa água potável e nossa alimentação e, eventualmente, nossa saúde", completou.

publicidade inserida(https://sibrafar.com.br/)

Estudos recentes

Vale ressaltar que essa não é a única pesquisa sobre o tema. Em 2019, um levantamento divulgado pelas Organizações Unidas (ONU) fez um alerta para o fato de que antibióticos podem estar se espalhando no meio ambiente. Um estudo global descobriu que concentrações desses medicamentos em rios por todo o mundo, por exemplo, excedem os níveis considerados seguros em até 300 vezes. 

Alerta OMS

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera a resistência aos antibióticos, atualmente, como uma das maiores ameaças à saúde da humanidade. A entidade ainda ressalta os riscos dessa situação para a segurança alimentar e ao desenvolvimento global, pois, a partir desse cenário, infecções como pneumonia, tuberculose, gonorreia e salmonelose estão se tornando mais complicadas de tratar, pois, à medida que os fármacos ​​se tornam menos eficazes, as bactérias ficam mais resistentes.

Além disso, é importante considerar os impactos que a ineficácia dos antibióticos pode causar na economia e na saúde pública, pois, a resistência a esses medicamentos resulta em internações hospitalares mais longas, custos médicos mais elevados e aumento da taxa de mortalidade.

Participe também: Grupo de WhatsApp e telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS