Como deve ser feito o transporte da insulina

Como deve ser feito o transporte da insulina

Em relação ao diabetes, um dos principais papéis dos farmacêuticos é orientar o paciente que vive com a doença no gerenciamento do autocuidado. Além de alertar para o uso correto de medicações e equipamentos, como glicosímetros e dispositivos para a aplicação de insulina (canetas e seringas), esse profissional também deve explicar a forma correta de transportar medicamentos.

Segundo informação divulgada por meio do portal Diabetes Farma, o transporte adequado da insulina oferece a ação biológica correta desse hormônio. No entanto, transportar esse medicamento de forma errada pode impactar negativamente em seu funcionamento e até oferecer riscos ao paciente.

Nesse sentido, as orientações são: se caso for viajar e a insulina já estiver aberta (em uso), o ideal é transportá-la em temperatura ambiente, desde que não ultrapasse 30 graus. O usuário deve ficar atento às mudanças bruscas nas temperaturas, por isso, a forma mais indicada de transporte é por meio de uma bolsa térmica adequada, evitando assim que ela ultrapasse essa recomendação.  

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

Já em caso de a insulina não ter sido aberta (quando está lacrada) o transporte deve ser realizado por meio de uma bolsa térmica adequada, com gelo, para que seja mantida uma temperatura de 2 a 8 graus. Segundo as informações do portal, é importante lembrar que o frasco ou refil de insulina não podem estar em contato direto com o gelo, pois, evita que o hormônio seja congelado.

Outras recomendações

Algumas recomendações também são relacionadas aos lugares que nunca devem ser usados como meio de transporte da insulina, como, por exemplo: porta-luvas ou bolsas não térmicas, pois, são ambientes com temperaturas elevadas.

publicidade inserida(https://sibrafar.com.br/)

Transporte no avião

A Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) recomenda que em viagens de avião, a insulina deve ser transportada sempre na bagagem de mão. A entidade ainda ressalta que mesmo em voos de longa duração, a substância não deve ser nunca congelada.

Transporte no ônibus

Em relação a maneira adequada de transportar insulina em ônibus, a indicação publicada no portal é por meio de uma bolsa térmica, pois, esse produto pode manter a temperatura da insulina por mais tempo, evitando riscos de danificar sua ação biológica.

Participe também: Grupo de WhatsApp e telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS