Novo estudo afirma que remdesivir pode não funcionar contra Covid-19

Novo estudo afirma que remdesivir pode não funcionar contra Covid-19

Estudos recentes realizados com o remdesivir, da Gilead Sciences, mostraram que pacientes infectados pelo novo coronavírus (Covid-19) viram seu estado de saúde melhorar depois de um tratamento de cinco dias com o fármaco. Contudo, nesta sexta-feira (21/08), uma nova pesquisa sobre o tratamento de 10 dias com o medicamento mostrou que a substância não foi capaz de encurtar de maneira significativa a internação dos pacientes.

Apesar disso, o estudo realizado com 600 pacientes, publicado no jornal científico Journal of the American Medical Association, constatou que pessoas em estado moderado da doença, tratados durante cinco dias com o medicamento antiviral, tiveram uma probabilidade consideravelmente mais alta de melhoria quando comparados com aqueles que receberam outras terapias, entretanto, os cientistas destacaram que o benefício é incerto.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

Atualmente, o medicamento é utilizado mediante uma autorização de emergência da Food and Drug Administration (FDA) para tratar pacientes internados em situações consideradas graves de Covid-19. No início de agosto de 2020, a Gilead protocolou um pedido de aprovação total à agência reguladora americana para o fármaco.

Uso em vários países

Vale ressaltar que o novo estudo causa polêmica, pois, em muitos países o remdesivir tem sido utilizado em protocolos de enfrentamento à pandemia. Um exemplo disso é o Canadá, que, recentemente, autorizou o uso do antiviral em casos graves da Covid-19.

publicidade inserida(https://www.ictq.com.br/pos-graduacao)

“O remdesivir é a primeira droga que a Agência de Saúde do Canadá autoriza para o tratamento da Covid-10”, destacou a Gilead, segundo informação divulgada pela AFP.

Já a União Europeia (UE) também fechou contrato com a Gilead Sciences, fabricante do antiviral, para um acordo que atenderá cerca de 30 mil pacientes no bloco a partir de agosto 2020.

Em maio de 2020, o Ministério da Saúde do Japão também autorizou a utilização do antiviral para o tratamento de pacientes infectados pela doença. A medida aconteceu logo após o FDA liberar a utilização do medicamento nos Estados Unidos, em caráter emergencial, no tratamento dos casos graves da doença.

Primeiro estudo

Apesar de ter sido desenvolvido, inicialmente, para tratar pacientes com febre hemorrágica ebola, o fármaco nunca havia sido aprovado para o tratamento de nenhuma doença grave, antes da Covid-19. A iniciativa de utilizar o produto no combate ao novo coronavírus surgiu após uma pesquisa divulgada pelo National Institute for Allergy and Infectious Diseases (NIAID) afirmar que o remdesivir foi capaz de reduzir o tempo de recuperação de pacientes infectados pelo vírus em até quatro dias. Contudo, o estudo não encontrou diferença estatística significativa em relação à taxa de mortalidade.

Participe também: Grupo de WhatsApp e telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS