Novo tratamento para Covid-19 é liberado

Novo tratamento para Covid-19 é liberado

No domingo (23/08), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou a liberação por meio do Food and Drug Administration (FDA) para o uso emergencial de plasma de convalescentes no tratamento de pacientes com o novo coronavírus (Covid-19) em território americano.

A terapia funciona por meio de transfusões de material do sangue de pessoas que já foram curadas da doença e adquiriram anticorpos contra o vírus. Segundo alguns estudos realizados no Hospital Houston Methodist, no Texas (EUA) , o tratamento poderia reduzir em 35% a taxa de mortalidade de infectados, desde que a inciativa seja realizada no início dos sintomas.

"Esta é uma terapia poderosa que transfunde anticorpos muito, muito fortes do sangue de pacientes recuperados para ajudar a tratar pacientes que lutam contra uma infecção atual. Teve uma incrível taxa de sucesso", afirmou Trump, pedindo que pessoas que já estão curadas doem plasma, segundo informação divulgada pelo G1.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

Apesar da liberação, o FDA ressaltou em comunicado que a medida tem caráter temporário e emergencial. Nesse sentido, reafirmou que essa iniciativa exige menos requisitos, por isso, não se trata de uma aprovação total: "Com base nas evidências científicas disponíveis, o FDA concluiu, conforme descrito em seu memorando de decisão, que esse produto pode ser eficaz no tratamento de Covid-19 e que os benefícios conhecidos e potenciais do produto superam os riscos conhecidos e potenciais do mesmo", destacou órgão.

publicidade inserida(https://sibrafar.com.br/)

Trump x FDA

Vale reforçar que, o anúncio de Trump aconteceu após ele criticar o FDA por meio do Twitter. Segundo o presidente, o órgão estaria dificultando liberações de ações para testes de vacinas e tratamentos contra o novo coronavírus por motivações políticas.

“O ‘deep state’, ou quem quer que seja, no FDA está tornando muito difícil para as empresas farmacêuticas prepararem as pessoas para testar as vacinas e os medicamentos", escreveu Trump, no sábado (22/08), em sua rede social. Ele completou: “Obviamente, eles esperam adiar a resposta para depois de 3 de novembro. Devem focar na velocidade e salvar vidas!”.

Mais declarações

Recentemente, Trump tem dado diversas declarações à imprensa afirmando que a vacina estará disponível em território americano antes das eleições presidenciais, em novembro de 2020. Contudo, a comunidade científica vê essas afirmações com descrédito. Para os pesquisadores, essa hipótese é pouco provável.

Em território americano, o novo coronavírus já infectou mais de 5,6 milhões de pessoas e levou a óbito 176.645 pessoas, segundo dados da Universidade Johns Hopkins.

Participe também: Grupo de WhatsApp e telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS