Testes revelam que medicamento para artrite não cura Covid-19

Testes revelam que medicamento para artrite não cura Covid-19

Nesta terça-feira (1/9), a Sanofi anunciou que o ensaio clínico internacional de fase 3, que testou a eficácia do seu medicamento Kevzara (sarilumab) no tratamento de formas graves de Covid-19, não atingiu os objetivos, deixando de apresentar resultados conclusivos, segundo reportou a AFP.

O ensaio de fase 3, ou seja, a etapa de testes em larga escala, “não alcançou o critério de avaliação principal nem secundário, comparativamente ao placebo e, nos dois casos, além dos cuidados hospitalares habituais”, afirmou o grupo francês em comunicado à imprensa.

Por enquanto, a Sanofi e o laboratório americano Regeneron – parceiro no desenvolvimento do medicamento, lançado em 2017 para tratar a artrite reumatoide – não pretendem organizar outros estudos clínicos com o Kevzara para o tratamento de Covid-19.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

O teste avaliava a eficácia do Kevzara no tratamento de formas severas de Covid-19 com 420 pacientes e foi realizado na Alemanha, Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Espanha, França, Israel, Itália, Japão e Rússia. No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou em maio a realização da fase de pesquisa clínica sobre o medicamento no tratamento da infecção pelo novo coronavírus.

“Embora não tenha apresentado os resultados que esperávamos, estamos orgulhosos do trabalho realizado pela equipe que ficou responsável por aprofundar nossos conhecimentos sobre o uso potencial do Kevzara no tratamento da Covid-19”, afirmou o diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Sanofi, John Reed, citado no comunicado.

publicidade inserida(https://sibrafar.com.br/)

Testes já haviam parado nos Estados Unidos

O Kevzara teve os estudos interrompidos nos Estados Unidos em julho, depois que a droga não foi melhor do que placebo para ajudar na recuperação de pacientes hospitalizados em estado crítico, conforme revelou a agência Dow Jones.

Regeneron e Sanofi informaram na ocasião que o medicamento falhou na recuperação de pacientes da Covid-19 durante um estudo clínico feito em território norte-americano. Entre os pacientes que usam respiradores, 80% deles tratados com Kevzara apresentaram efeitos colaterais, em comparação com 77% daqueles que receberam placebo, informaram as empresas.

O Kevzara é um anticorpo monoclonal humano que foi desenvolvido para o tratamento da artrite reumatoide. Sua substância ativa (sarilumabe) foi concebida para se ligar ao receptor (alvo) de uma molécula denominada interleucina-6, bloqueando a sua ação.

A interleucina-6 está envolvida no processo inflamatório, estando presente em níveis elevados nas articulações dos doentes com artrite reumatoide. No estudo contra a Covid-19, a Sanofi avaliava se o fármaco poderia influenciar na resposta inflamatória hiperativa nos pulmões de pacientes em estado grave ocasionado pela doença.

Participe também: Grupo de WhatsApp e telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Veja mais materias sobre:

Medicamentos, Farmácia Clínica, coronavírus

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS