Vacinação contra a Covid-19 deve ser anual

Secretário de Saúde de SP diz que vacinação contra Covid-19 será anual

O secretário de Saúde do Estado de São Paulo, Jean Gorinchteyn, afirmou, hoje (14/7), que a vacinação contra a Covid-19 será anual, assim como acontece com o vírus da gripe, revelou o UOL. A declaração foi dada no Instituto Butantan durante a entrega de 800 mil doses da Coronavac ao Ministério da Saúde (MS).

“Entendemos que o coronavírus veio para ficar assim como em 2009 o H1N1, vírus da gripe, veio e ficou”, afirmou Gorinchteyn. Ele reforçou que a vacinação anual é a única forma de manter a proteção da população e evitar novas epidemias.

publicidade inserida(https://bit.ly/3e1SaTf)

“Por se tratar de um vírus respiratório, um vírus que vai ser mantido endêmico na nossa comunidade, para que nós não tenhamos riscos de novas epidemias, a vacinação é a única forma de mantermos a proteção e a imunologia das pessoas elevadas”, completou.

No evento do Butantan, o governador João Doria também afirmou que vê a necessidade de iniciar a vacinação anual contra a Covid-19 já a partir de janeiro de 2022 em São Paulo, segundo apurou o G1.

“Conforme aprendi com os infectologistas, a partir de agora, todos os anos devemos nos vacinar também contra a Covid-19. Assim como nos vacinamos contra a gripe, vamos ter que tomar a vacina contra o coronavírus. Lembro que a primeira etapa da vacinação começou em 17 de janeiro de 2021. Portanto, as pessoas que foram vacinadas no início deste ano deverão ser novamente vacinadas em janeiro”, disse o governador.

Já o farmacêutico e professor da pós-graduação em Farmácia Clínica e Prescrição Farmacêutica no ICTQ – Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação para o Mercado Farmacêutico, Rafael Poloni, lembra que as pesquisas ainda seguem em andamento, com intuito de determinar a duração da imunidade conferida pelas vacinas contra a Covid-19.

“Só poderemos ter as respostas para essa e outras perguntas conforme mais estudos forem realizados nas populações vacinadas, para determinar se será necessária vacinação anual ou com periodicidade diferente”, explica Poloni.

Novas doses e mais IFAs para Coronavac

A entrega das novas doses da Coronavac faz parte do lote de 1 milhão de doses que será complementado amanhã (15/7), com o envio de mais 200 mil doses para o Programa Nacional de Imunização (PNI).

Com o novo lote, o Butantan totaliza 54,1 milhões de doses enviadas ao PNI desde o início do ano, o que corresponde à metade do total estabelecido com o Governo Federal, no contrato que prevê a entrega de 100 milhões de unidades até o final de setembro.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

Ontem (13/7), o Instituto Butantan recebeu cerca de 12 mil litros de Insumo Farmacêutico Ativo (IFA), matéria-prima para produção da Coronavac. Segundo o G1 apurou, a carga é suficiente para fabricar 20 milhões de doses da vacina. Elas serão entregues ao PNI de 15 a 20 dias depois que a produção começar.

“Com essas 20 milhões de doses, nós vamos a um total de 83 milhões de doses da vacina do Butantan sendo entregues para o MS. Vamos completar as 100 milhões de doses prometidas ao Governo Federal até 30 de agosto, trinta dias antes do prometido", disse Doria no desembarque da carga.

Outra promessa do governo paulista é vacinar todos os adultos, com pelo menos a primeira dose contra Covid-19, até 20 de agosto.

Participe também: Grupos de WhatsApp e Telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente.

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Veja mais materias sobre:

coronavírus, Covid-19, pandemia

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS