A Nação Farmacêutica coroa a edição do ICTQ STATION 2019

A Nação Farmacêutica coroa a edição do ICTQ STATION 2019

Sucesso absoluto! Este foi o ICTQ Station, que já é considerado um dos maiores e mais inovadores eventos voltados exclusivamente para a nação farmacêutica. Com a presença de mais de 900 farmacêuticos, o evento foi realizado no último sábado (28), em um dos mais nobres e importantes espaços de convenções em São Paulo. Foram 26 palestras realizadas ao longo de 10 horas, além de shows e atrações musicais.

Na entrada, as pessoas foram recebidas com música clássica ao vivo. Já tendo tomado seus assentos, logo na abertura do evento, foi proporcionado um momento devocional aos participantes, em que a cantora Aline Barros executou algumas canções de louvor a Deus, ao lado do professor Thiago de Melo, que promoveu palavras de agradecimento pela realização desse grande sonho de levar conhecimento à nação farmacêutica. Em seguida, foi realizada a palestra do professor Eduardo Abreu, com seu tema irreverente: A Carreira do Farmacêutico Phodástico!

Com relação ao conteúdo, pode-se dizer que o formato foi totalmente inusitado para grande maioria dos presentes. Havia um grande palco com 18 metros de extensão, onde três palestrantes falaram ao mesmo tempo sem que uma palestra interferisse na outra. Eram palestrantes de três jornadas diferentes de cada vez no palco, sempre no mesmo ambiente: farmácia clínica, área hospitalar e farmácia industrial.

Os presentes estavam munidos de fones de ouvidos e equipamentos que sintonizavam o canal referente à sua jornada de interesse. Atrás de cada palestrante havia um telão gigante que projetava as imagens referentes ao tema em questão.

De qualquer lugar da plateia era possível ver os oradores. Além disso, os presentes podiam migrar de uma jornada para a outra apenas sintonizando o novo canal em seu equipamento. Esse sistema foi considerado inovador e muito funcional pelos presentes.

Entre os 24 palestrantes havia professores do ICTQ - Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação para o Mercado Farmacêutico, além de outros profissionais renomados no mercado, todos com reconhecimento nacional em suas áreas de atuação.

Importante lembrar que em intervalos de palestras o cantor e compositor, Renato Vianna, fazia sua participação especial, com músicas de conhecimento do público. Ele foi campeão, em 2015, do programa The Voice Brasil, transmitido pela Rede Globo.

“Assim, a nação farmacêutica ficou de frente à maior arena de conhecimento farmacêutico do Brasil, com o poder de escolha dos conhecimentos mais relevantes em suas mãos”, falou o fundador do ICTQ, e idealizador do projeto do ICTQ Station, Marcus Vinicius de Andrade.

Palestras Magnas

As palestras magnas ficaram por conta do dr. Dráuzio Varela e Marcos Piangers. O médico fez uma análise da situação de atendimento da população pelo SUS e planos de saúde, com ênfase para o segmento farmacêutico.

“O farmacêutico é uma figura importantíssima na saúde pública brasileira. Sua atuação poderia promover ainda mais economias à saúde pública nacional e levar mais saúde à população, por ser um profissional mais próximo e acessível, desafogando o complicado sistema de saúde brasileiro”, falou Varela, com exclusividade, à equipe de jornalismo do ICTQ.

Já a outra palestra magna ficou por conta de Marcos Pianger - um dos mais irreverentes palestrantes da atualidade. Ele falou sobre o propósito de um farmacêutico disruptor e transformador. “O farmacêutico e todos os profissionais que estão numa indústria em transformação vão precisar ter a capacidade de enxergar as coisas de outro ângulo. As obsessões modernas de estar sempre correndo, sempre ligado à tecnologia não nos torna, necessariamente, mais produtivos. A tecnologia só é útil quando é capaz de nos transformar em profissionais mais assertivos, mais dedicados e mais focados”, disse ele, também com exclusividade ao jornalismo o ICTQ.

Casos de Sucesso

Também servindo como exemplos de sucesso da categoria aconteceram as apresentações de dois casos: um deles era o projeto intitulado Esse Rio é a minha Cura em que farmacêuticos do Pará percorrem os rios da região de Abaetetuba para fazer um atendimento farmacêutico à população ribeirinha. Esses atendimentos são feitos de barco e os farmacêuticos levam medicamentos para distribuir à população carente, sempre nos seus domingos de folga, atuando de maneira voluntária. Após algumas incursões pelos rios, o ICTQ tomou conhecimento do projeto e decidiu participar dele, oferecendo infraestrutura e outros recursos para a continuidade da campanha. Leia matéria completa aqui.

Outro caso de sucesso apresentado no palco foi o da farmacêutica Elane Mendes.  Ela é uma profissional inquieta, que decidiu empreender em farmácia clínica no interior do Pernambuco, em Cabo de Santo Agostinho, abrindo um consultório farmacêutico. Além disso, com seu perfil multifacetado, ela atua em outros segmentos, inclusive hospitalar, para promover melhor condição de vida para a população de sua cidade. Ela é um exemplo de sucesso! Leia matéria completa sobre ela aqui.

Tarde de autógrafos

Houve o lançamento do livro Guia de Vacinação para Farmacêuticos, da professora do ICTQ, Angélica Pinto, com a participação do diretor do ICTQ, Eugênio Muniz. Além disso, a professora do Instituto, Daniela Silva, também autografou sua obra, intitulada Qualificação de Fornecedores – As Etapas Fundamentais para Garantir a Qualidade do seu Processo. O professor Thiago de Melo também autografou sua obra, cujo título é BiblioQuímica - As Evidências Biomédicas na Bíblia.

“Foram 250 obras, sorteadas previamente por meio das redes sociais do ICTQ, entregues e autografadas para os ganhadores da promoção, representando o apoio que o Instituto dá à produção e disseminação do conhecimento”, destacou Andrade.

Chave de ouro

E, para coroar o final dessa grande maratona de conhecimento e diversão, o encerramento ficou por conta de ninguém menos do que o consagrado cantor, ator e modelo, Lucas Lucco, que levantou o público e colocou todo mundo para dançar.

Claro que, para aguentar a festa até o final, visto que já eram quase 22 horas, os presentes puderam saborear frutas e bebidas energéticas e comemorar com champanhe a consagração do ICTQ Station.

“Foi muito interessante. Foi uma experiência que eu ainda não tinha visto. O ICTQ fez um congresso com palestrantes de alto nível, com excelentes palestras e capacitações. Os farmacêuticos ficaram muito contentes. Era possível ver nos colegas a alegria de estar ali participando de um evento com profissionais de gabarito elevado”, comentou o presidente do Conselho Federal de Farmácia de São Paulo (CRF-SP), Marcos Machado.

Ele relatou, em entrevista exclusiva ao jornalismo, a sua satisfação, pois o ICTQ, além de oferecer conhecimentos, também promoveu entretenimento. “Havia cantores, palestrantes motivacionais, houve um momento diferente de tudo, que era o momento religioso, enfim era um evento de porte mesmo, não era apenas um congresso de capacitação!”.

Ele confessou que não conhecia esse modelo, mas achou fantástico. “Como presidente do CRF-SP, eu entendo que é um modelo a ser seguido. O ICTQ está de parabéns, não só por capacitar, mas por encontrar uma fórmula que prendeu a atenção das pessoas e fez com que elas se sentissem em um ambiente diferente, se capacitando e se divertindo ao mesmo tempo. Eu não tinha visto isso ainda em nenhum dos eventos que eu participei. Parabéns ao ICTQ”, diz Machado.

Temas atuais

“O que esperar de um evento como o ICTQ Station? Foi simplesmente magnífico, com os melhores palestrantes do Brasil, com temas atuais e relevantes e com discussões de casos de alto nível. Na realidade, ficávamos atônitos em qual das palestras queríamos ouvir e assistir. Às vezes ficávamos de sintonia em sintonia para tentar pegar um pouquinho de cada palestra”, revelou o farmacêutico de Abaetetuba (PA), participante e mentor do Projeto Esse Rio é a Minha Cura, Thiago Braga.

Para ele, as atrações musicais de palco impactaram a todos. “Posso ressaltar a Aline Barros, com toda a sua adoração; depois veio o professor Thiago de Melo, com aquela abertura amável em uma alusão à categoria farmacêutica. Por fim, o cantor, Lucas Lucco, encerrou com chave de ouro, e já fica no ar a vontade de termos mais tempo de evento”, falou Braga.

Esperando o próximo

“O evento foi incrível. Estou sem palavras para descrever, mas, gostaria de dizer que nunca vivenciei um evento de tão grande porte. Sai de lá com uma coisa que jamais ninguém poderá tomar: o aprendizado. Quanta tecnologia de ponta! Que palestras foram aquelas... com conteúdos de excelência e palestrantes e professores com muita bagagem e experiência. Eu vivi o poder do conhecimento. Gratidão pela oportunidade de poder vivenciar tudo isso”, exprime a farmacêutica, Elane Mendes, que tem um consultório em Cabo de Santo Agostinho (PE), cujo caso foi mostrado no palco e já foi citado aqui anteriormente.

Ela comentou, ainda, que já está ansiosa para o próximo ICTQ Station. “O que achei também muito importante foi a gratidão a Deus. Começar o evento com o momento devocional foi tudo de lindo, pois aquela música de louvor a Deus tocou nossos corações”.

Farmácia Clínica é a realidade da profissão

A farmacêutica de Pirapora (MG), Aline Medeiros, criadora do blog WebFarmacêutica, assistiu à jornada de clínica e afirma que essa é a tendência para a farmácia. Ela destacou nas palestras: “O farmacêutico está sendo resgatado do modelo de boticas, antigamente, pois, temos um grande problema de saúde no Brasil e demora no atendimento. Sendo assim, a busca pela drogaria é maior. O farmacêutico é sinônimo de cuidado e ele é o diferencial dentro do consultório. As legislações permitem que nós possamos solicitar exames laboratoriais, realizar encaminhamentos e prescrever alguns medicamentos, promovendo seu uso racional”.

Além disso, Aline gostou da palestra de Eduardo Abreu, que mostrou que não se pode ter vergonha de batalhar por um futuro melhor, mas é preciso estar preparados para o futuro. “Faça o seu melhor onde você estiver. Sorte é estar preparado quando as oportunidades aparecerem. Estude, batalhe e seja humilde”, lembrou ela.

Ela ressaltou, ainda, a palestra de Dráuzio Varella, que citou a importância do atendimento clínico farmacêutico na drogaria, e ainda salientou que é preciso ousar mais em farmácia. “São anos dedicados aos estudos, um grande volume de conteúdo, para fazer o que fazemos na drogaria...e focar apenas no serviço burocrático? É preciso saber que o SUS não suporta as demandas atuais, e que os serviços farmacêuticos necessitam ser ofertados à população”.

A palestra do Marcos Piangers foi ousada e interativa. Aline, por estar sentada na primeira fila, foi alvo das indagações e brincadeiras do palestrante...e se saiu muito bem. “Ele estimulou a criatividade e a inovação dos farmacêuticos, levando a uma reflexão sobre o futuro. Esse foi o ponto mais forte da apresentação do Marcos Piangers. O toque de humor utilizado no decorrer da palestra foi sensacional”, relembrou a farmacêutica, que se mostrou muito bem-humorada nas interações com Piangers na plateia.

Bastidores

Todos os presentes elogiaram o evento e toda a estrutura oferecida para proporcionar uma experiência ímpar no segmento farmacêutico. No entanto, vale ressaltar que isso só foi possível com o empenho total da equipe de eventos o ICTQ, que investiu nove meses no planejamento e preparação do ICTQ Station.

Além disso, grande parte dos colaboradores da Instituição também se envolveu nos preparativos, sem falar nos 120 profissionais contratados para fazer o ICTQ Station virar uma realidade. Eles integraram as equipes de montagem, transporte, recepção, áudio, vídeo, alimentação, segurança, reportagem e infraestrutura.

“Eu sou uma pessoa de muita sorte...digo que tenho sorte porque estive diante de um auditório lotado, com gente de qualidade, gente que quer crescer...que quer evoluir! Esse é um privilégio para poucos...e os participantes o ICTQ Station me proporcionaram isso e me honraram com sua presença! Digo isso com a emoção de quem está celebrando dez anos do ICTQ, e que está presente em todos os Estados brasileiros, com dedicação integral ao farmacêutico!”, finaliza Andrade, que já mandou avisar: ano que vem tem mais! Em 2020, o ICTQ Station será ainda mais grandioso e espera receber mais de dois mil participantes. Até lá!

Atendimento

Atendimento de segunda a sexta-feira,
das 08:00 às 18:00 horas.

Telefones:

  • 0800 602 6660
  • (62) 3937-7056
  • (62) 3937-7063

Whatsapp

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Benjamin Constant, nº 1491, Centro, Anápolis - GO.

CEP: 75.024-020

Escritório administrativo - São Paulo

Rua: Haddock Lobo, n° 131, Sala: 910, Cerqueira César.

CEP: 01414-001 , São Paulo -SP.

Telefones:

(11) 2607-6688
(11) 2268-4286

 

Fale conosco

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS