Como a Indústria Farmacêutica cresce com a pandemia

Como a Indústria Farmacêutica cresce com a pandemia

O mercado farmacêutico é um dos mais competitivos, complexos, rentáveis e inovadores da atualidade. Nele atuam grandes corporações mundiais, que investem bilhões de dólares no desenvolvimento e comercialização de seus produtos. Começamos 2020 com total expectativa de crescimento para o setor industrial farmacêutico. Mas, logo no começo do ano, uma reviravolta assolou a economia...e tudo mudou.

Os negócios seriam alavancados e surfariam nos excelentes números do ano anterior, quando as vendas somaram, aproximadamente, R$ 68 bilhões, como apontou o Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos (Sindusfarma).

O que não esperávamos é que essa ‘profecia’ de crescimento se cumpriria (e seria alavancada) em meio a uma pandemia que começou no final de 2019, na China, e em pouquíssimo tempo chegou a todos os continentes, causando mortes, espalhando medo e deixando toda a população global em alerta.

Quase nenhum setor econômico tem passado ileso por esse episódio triste e ameaçador da história, causado pelo novo coronavírus (Covid-19), no entanto, a indústria farmacêutica tem estado imponente, sobrevivendo e, mais que isso, sendo apoio fundamental na batalha contra o inimigo invisível e, de quebra, enchendo os cofres com alta rentabilidade.

A indústria farmacêutica tende a ser menos suscetível às oscilações da economia, por conta da necessidade do produto farmacêutico, o que ocorre em poucos setores. Essa é uma característica mundial, que se reflete também no Brasil. Nos próximos quatro anos a tendência é que o País assuma a quinta posição do ranking mundial da indústria farmacêutica, liderado hoje pelos Estados Unidos.

Quando, ao final do último ano, o presidente do Sindusfarma e membro do Conselho Nacional de Saúde, Nelson Mussolini, disse acreditar que a indústria nacional estava muito otimista por “haver uma predisposição a investimentos, especialmente nos segmentos de medicamentos inovadores”, certamente ele não projetava que essa inovação seria amplamente ansiada por todos, não só das indústrias nacionais, como das farmacêuticas do mundo todo.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

A Covid-19, doença causada pelo coronavírus, como qualquer outra enfermidade, dá às farmacêuticas oportunidades de lucro, na contramão da paralisação de mercados. O mundo já soma mais de um milhão de infecções e aproximadamente 60 mil mortes.

Mais do que produtos farmacêuticos do cotidiano, uma pandemia traz consigo a necessidade de tratamentos, vacinas e medicamentos que amenizem e curem o caos. E a indústria farmacêutica trabalha nesse sentido.

A pesquisa, o desenvolvimento e a produção de medicamentos são fundamentais para a manutenção da saúde das pessoas. Mas o processo de desenvolvimento de um medicamento, até a fase dos testes clínicos, não é tão simples assim, e, geralmente, pode demorar até anos.

Até a inteligência artificial tem sido considerada como a esperança da indústria para identificar padrões, prever resultados e acelerar o processo para poucos meses. Além disso, há também a automatização dos processos. É a tecnologia, mais uma vez, aumentando a capacidade das empresas.

Segundo a Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma), o setor industrial farmacêutico é um dos que mais investe em pesquisa e desenvolvimento no mundo. Os bilionários investimentos se justificam pelo risco da inovação e pela necessidade de novas terapias, uma vez que doenças crônicas e complexas estão se tornando mais frequentes.

Eficiência máxima

A indústria 4.0, ou quarta revolução industrial, é uma realidade em diferentes segmentos da indústria. Com a automação dos processos, é possível conseguir eficiência máxima de produção, gestão das máquinas 24 horas, otimização de tempo, entre outros benefícios. Trata-se de uma tendência que deve ser acompanhada, de perto, pelos profissionais do setor farmacêutico.

Em nível nacional, a indústria farmacêutica implementa esforços para antecipar riscos de oscilações e garantir a integridade da cadeia global de medicamentos e insumos farmacêuticos.

Globalmente, a mesma indústria tem protagonizado iniciativas essenciais de combate à Covid-19, com parcerias com governos e organizações internacionais, buscando ações efetivas, direcionadas ao paciente e à contenção do vírus.

A Novartis, por exemplo, anunciou um extenso conjunto de medidas para enfrentamento da pandemia, entre elas a criação de um fundo global para apoiar comunidades impactadas em todo o mundo. No ano passado, seu presidente, Vasant Narasimhan, declarou que a farmacêutica quer ser uma companhia de medicina que cubra toda a variedade de tecnologias que melhoram a saúde.

publicidade inserida(https://www.ephar.com.br/)

Em terras brasileiras, a EMS se juntou a dezenas de hospitais de ponta para a realização de estudos clínicos para o uso da hidroxicloroquina, autorizada pelo Governo para o tratamento da Covid-19. A empresa está fornecendo os medicamentos, além de doar até R$ 1 milhão aos projetos de pesquisa.

A Johnson & Johnson iniciará, em setembro, testes clínicos em humanos de uma vacina que poderia estar pronta para ser usada, em caráter de urgência, antes do começo do ano que vem. A empresa começou a trabalhar em janeiro sobre a vacina experimental Ad26 SARS-CoV-2, empregando a mesma tecnologia usada para desenvolver a vacina-candidata, contra o vírus do ebola.

As companhias fizeram uma promessa coletiva de tornar a vacina contra a Covid-19 acessível a todos os que precisarem. E, diante disso, temos muito a favor, afinal, as formalidades administrativas podem ser simplificadas e aceleradas. Não se tem tempo a perder, e tempo é vida. O que não faltam também são recursos, investimentos colossais para transformar ciência em cura.

O que não se pode atropelar é o processo devido de produção... todo cuidado é fundamental para que não se comprometa a segurança e eficácia de uma potencial vacina.

No Japão, a Fujifilm Toyama Chemical vai começar o teste com a vacina experimental favipiravir em 100 pacientes infectados com o coronavírus. O ensaio clínico deve durar até o final de junho. A vacina impede que os vírus copiem seu material genético a partir de um mecanismo de ação que inibe seletivamente a RNA polimerase, responsável pela reprodução do vírus da gripe influenza.

A mesma EMS, citada anteriormente e líder do mercado de genéricos nacional há quase uma década, deve continuar investindo em oferta de novas apresentações, pesquisa e desenvolvimento de genéricos inéditos e de alta complexidade, e contribuir para que a população de norte a sul do País mantenha seus tratamentos.

No fim de março, e buscando tranquilizar a população brasileira, associações da cadeia farmacêutica se uniram e divulgaram as principais ações do setor para manter o abastecimento de medicamentos.

Em contato permanente com as autoridades sanitárias do País, as empresas monitoram a situação e estão atentas para a adoção de novas providências a qualquer momento.

As fábricas brasileiras seguem rígidos padrões de segurança, e seus colaboradores vêm recebendo acompanhamento diário para que possam continuar produzindo medicamentos de alta qualidade, a partir de protocolos de segurança.

Em momentos como este percebemos o engajamento desse setor em não medir esforços para o desenvolvimento de medicamentos e ressaltando seu histórico de responsabilidade social.

*Poatã Casonato é farmacêutico industrial, diretor do CDPI Pharma - Centro de Desenvolvimento Profissional Industrial e diretor do Ephar – Instituto Analítico.

Participe também: Grupo de WhatsApp para receber notícias farmacêuticas diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

 

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS