Covid-19: Governo libera importação de medicamentos sem registro da Anvisa

Covid-19: Governo libera importação de medicamentos sem registro da Anvisa

O presidente da República, Jair Bolsonaro, sancionou a lei 14.006, de 28 de março de 2020, que autoriza o Ministério da Saúde (MS) a importar medicamentos sem a necessidade do registro prévio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Além disso, a medida também estabelece a possibilidade de importação de equipamentos de proteção individual (EPIs) e ventiladores pulmonares. A nova norma tem caráter excepcional e temporário, enquanto durar a pandemia ocasionada pelo novo coronavírus (Covid-19).

Para que a importação do medicamento (ou outros produtos) seja permitida, os itens devem ter sido registrados, anteriormente, por órgãos sanitários internacionais, como: Food and Drug Administration (FDA), dos Estados Unidos; European Medicines Agency (EMA), da União Europeia; Pharmaceuticals and Medical Devices Agency (PMDA), do Japão; e National Medical Products Administration (NMPA), da China.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

Por orientação do MS e da Advocacia-Geral da União (AGU), Bolsonaro também vetou o trecho da lei que dava 72 horas para a Agência reguladora autorizar a importação dos produtos liberados no exterior. A justificativa é de que esse era o principal ponto da proposta aprovada pela Câmara dos Deputados e pelo Senado. Segundo as entidades federais, essa “fixação de prazo é inconstitucional, pois, a definição de regras para o funcionamento de órgãos do Poder Executivo, como a Anvisa, é de competência privativa do presidente da República”.

“A propositura legislativa viola a competência privativa do presidente da República ao criar obrigação à Anvisa fixando o prazo de até 72 horas para conceder determinada autorização e dispensar a autorização de qualquer outro órgão da administração pública direta ou indireta para tal medida”, afirma o Governo, em nota publicada no portal do Senado.

publicidade inserida(https://emailmkt.ictq.com.br/anuncie-no-ictq)

Orientação aos médicos

A nova legislação ainda enfatiza que o médico que prescrever ou ministrar o medicamento nessa condição está obrigado a informar ao paciente ou ao seu representante legal que o produto ainda não tem aprovação ordinária da Anvisa, mas que o fármaco foi liberado por ter sido registrado por uma autoridade sanitária de outro país.

Para o senador e relator do projeto no Senado, Rogério Carvalho (PT-SE), a nova lei é necessária em meio à pandemia: “Cremos que a proposta contida no projeto consegue equilibrar a urgência da resposta com a garantia mínima de segurança aos pacientes que poderão ser beneficiados com os novos produtos, pois, apoia-se no trabalho analítico desenvolvido por instituições internacionais de controle sanitário de qualidade e competência reconhecida”, aponta.

A lei pode ser conferida na íntegra por meio do documento disponibilizado no Diário Oficial da União (veja aqui).

Participe também: Grupo para receber notícias farmacêuticas diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Veja mais materias sobre:

Medicamentos, Política Farmacêutica, coronavírus

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS