Covid-19: Ministério da Saúde estima 3,4 mil farmacêuticos infectados no Brasil

Covid-19: Ministério da Saúde estima 3,4 mil farmacêuticos infectados no Brasil

O último levantamento divulgado pelo Ministério da Saúde (MS) notificou 3.444 casos, entre suspeitos e confirmados, de coronavírus (Covid-19) em farmacêuticos. Segundo o boletim, esse número representa quase 2% em meio ao total de 199.768 profissionais de saúde que foram classificados como possíveis infectados pela doença. Entre esses colaboradores do setor, 31.790 casos foram confirmados.

Segundo recente informação divulgada pela Associação Brasileira Redes Farmácias Drogaria (Abrafarma) é possível que 15% dos colaboradores das redes possam ter se ausentado dos seus postos de trabalho. "Nós [do setor de varejo] estamos registrando algo em torno de 10% a 15% de absenteísmo. Então, estamos enfrentando o mesmo problema que os hospitais sofrem", revelou o CEO da instituição, Sérgio Mena Barreto, em live transmitida pelo canal da  Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro (Ascoferj), em 27 de maio de 2020.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

Algumas entidades regionais também estão realizando levantamentos para medir o índice de infectados entre os colaboradores que atuam nas farmácias. Recentemente, uma consulta realizada pelo Conselho Regional de Farmácia de Roraima (CRF-RR) com 41 profissionais, entre farmacêuticos, técnicos e analistas clínicos, identificou 27 casos positivos para Covid-19.

Dados apresentados pelo Conselho Regional de Farmácia do Maranhão (CRF-MA) também apresentaram números alarmantes. O levantamento mostrou 68 casos de farmacêuticos infectados naquele Estado, sendo que quatro foram vítimas fatais da doença.

“O Maranhão é um dos Estados com maior registro de casos no Brasil e o Governo tem testado muito as pessoas e, por isso, o registro acentuado do número de casos. Nós já tivemos aproximadamente 1.300 mortes em função da infecção pela Covid-19. Especificamente sobre os colegas farmacêuticos tivemos algumas perdas. Não há um número exato de farmacêuticos contaminados, principalmente, em serviço, porém, existem perdas registradas, alguns colegas em estado grave e outros que já se recuperaram”, disse o conselheiro federal, Marcelo Rosa, segundo informação divulgada pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF). Cuidados e responsabilidade  

publicidade inserida(https://emailmkt.ictq.com.br/anuncie-no-ictq)

É importante ressaltar que as redes de farmácias têm o dever de auxiliar na proteção dos colaboradores. A RDC 44, de 17 de agosto de 2009, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), estabelece em seu Art. 18º que “para assegurar a proteção do funcionário, do usuário e do produto contra contaminação ou danos à saúde, devem ser disponibilizados aos funcionários envolvidos na prestação de serviços farmacêuticos equipamentos de proteção individual (EPIs)”.

Redes que descumprirem essa regulamentação podem estar sujeitas a muitas sanções. Nesse sentido, entidades estão criando sistemas para receber denúncias. Um exemplo disso está na iniciativa desenvolvida pelo Conselho Regional de Farmácia do Estado de Goiás (CRF-GO), que implementou um canal para verificar relatos de falta de EPIs. O último boletim do MS, referente aos profissionais de saúde contaminados, foi divulgado em maio de 2020.

Participe também: Grupo para receber notícias farmacêuticas diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS