Coronavírus: 10 imagens surpreendentes que mostram o trabalho de farmacêuticos na Itália

Coronavírus: 10 fotos surpreendentes que mostram o trabalho de farmacêuticos na Itália

Com a situação preocupante da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) na Itália, que se tornou o novo epicentro de proliferação do vírus, os farmacêuticos italianos estão trabalhando sob um sistema de segurança. Entre muitas orientações, a Federfarma, órgão responsável pelo setor naquele país, recomendou alguns protocolos importantes para os profissionais que trabalham em farmácias. Em todo o território italiano, os equipamentos de proteção individual (EPI) são obrigatórios. 

O órgão recomendou que os farmacêuticos atendam com a farmácia fechada ou com alguma forma de isolamento do profissional. Nesse sentido, muitos estabelecimentos adaptaram uma alternativa de barreira de separação nos balcões, que é feita por meio de um vidro de proteção que separa o farmacêutico do paciente.

 Coronavirus-10-fotos-surpreendentes-que-mostram-o-trabalho-de-farmaceuticos-na-Italia (3).jpeg

Leia também: Coronavírus: Anvisa vai priorizar os registros de géis antissépticos

As luvas e máscaras cirúrgicas também estão dentro do protocolo recomendado. O fornecimento desses produtos está, inclusive, sendo realizado pelo Governo italiano. “A nossa prioridade é permitir que os médicos, enfermeiros, farmacêuticos e todos os integrantes da equipe de saúde trabalhem com segurança. Com valentia e abnegação, eles se esforçam para curar os cidadãos nessa emergência, sem poupar esforços”, garantiu o primeiro-ministro da Itália, Giuseppe Conte.

Coronavirus-10-fotos-surpreendentes-que-mostram-o-trabalho-de-farmaceuticos-na-Italia (10).jpeg

Outra medida importante é que a Cruz Vermelha Italiana, em colaboração com a Federfarma, intensificou o serviço de entrega em domicílio para pacientes que estão em situação de vulnerabilidade. A iniciativa é gratuita e foi disponibilizado até um número de telefone de  emergência para o qual as pessoas podem ligar e fazer os pedidos.

Para o presidente da Federfarma, Andrea Bellon, essa ação é extremamente importante no âmbito de prestação de serviços de saúde: "Ao expandir o serviço de entrega de medicamentos em casa, as farmácias demonstram, mais uma vez, um espírito de iniciativa e compromisso incansável de fornecer à população toda a assistência de que precisam”, esclareceu.

Coronavirus-10-fotos-surpreendentes-que-mostram-o-trabalho-de-farmaceuticos-na-Italia (2).jpeg

Em Veneza, um trabalho realizado pela Associação Nacional de Psicólogos em Farmácia (Anpif) com a Federfarma tem prestado assistência psicológica aos pacientes nas unidades farmacêuticas. O projeto tem previsão de duração de três a seis meses e visa acalmar a população, devido ao pânico generalizado ocasionado pela pandemia.

"Mesmo diante de uma emergência de saúde como a atual, a farmácia pode ser um local de escolha para minimizar, rapidamente, o desconforto, respondendo às necessidades dos cidadãos, que necessitam receber informações seguras e tranquilizadoras”, ressalta o presidente da Federfarma.

Situação da pandemia na Itália

A Itália se tornou o epicentro da pandemia do novo coronavírus. De acordo com o último balanço da Defesa Civil, divulgado na segunda-feira (16/03), o número de mortos naquele país chegou a 2.158 vítimas. Já os infectados ultrapassam 28 mil casos. O crescimento foi de 13,1% a mais em relação ao levantamento mostrado no último domingo (15/03).

Confira mais fotos e veja como os farmacêuticos estão trabalhando na Itália: 

 Coronavirus-10-fotos-surpreendentes-que-mostram-o-trabalho-de-farmaceuticos-na-Italia (4).jpeg

Coronavirus-10-fotos-surpreendentes-que-mostram-o-trabalho-de-farmaceuticos-na-Italia (5).jpeg

Coronavirus-10-fotos-surpreendentes-que-mostram-o-trabalho-de-farmaceuticos-na-Italia (8).jpeg

Coronavirus-10-fotos-surpreendentes-que-mostram-o-trabalho-de-farmaceuticos-na-Italia (9).jpeg

Participe também: Grupo de WhatsApp para receber notícias farmacêuticas diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Veja mais materias sobre:

Farmacêutico, Farmácia, Varejo Farmacêutico

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS