Portal do Aluno Portal do Aluno

Na visão da Hypera Pharma, o Brasil será um dos cinco maiores mercados em 2019

CONTEÚDO PREMIADO: Registre seus dados e concorra a um iPhone 8

Segundo a Hypera Pharma (ex-Hypermarcas), citando estudo da consultoria especializada no setor IMS Health, o mercado farmacêutico brasileiro deve avançar da sexta posição no ranking mundial, que ocupa hoje, para a quinta posição até o próximo ano. Tal avanço seria fundamentado, em grande parte, pelo acelerado processo de envelhecimento da população brasileira em curso e pelo crescimento sustentável verificado nos últimos anos. Essa é uma das informações que a empresa forneceu nesta entrevista exclusiva ao Anuário Mercado Farmacêutico 360º do ICTQ. A companhia revela também os seus planos de ampliação da capacidade produtiva e explica os motivos do forte investimento em futebol na TV.

Fundada em 2001, a Hypermarcas tinha como objetivo inicial ser uma das maiores empresas de bens de consumo do País. Chegou a ter mais de 200 marcas, dos mais variados segmentos, de produtos de limpeza a alimentos, passando por cosméticos e medicamentos. A partir de 2012 concentrou-se em produtos de saúde e bem-estar e medicamentos, saindo dos demais segmentos. E com a venda da operação de fraldas no ano passado, focou no setor farmacêutico. Esse é o motivo da recente mudança de nome do grupo, batizado de Hypera Pharma. Com cerca de 14% de participação de mercado em unidades, é uma das maiores empresas do setor farmacêutico. Detentora das marcas Neo Química e Mantecorp Farmasa, atua nas áreas de medicamentos de referência e isentos de prescrição e em genéricos e similares. Sediada em São Paulo e com complexo operacional farmacêutico localizado em Anápolis (GO), a Hypera Pharma possui aproximadamente 6,5 mil funcionários. Até 2021, o grupo projeta crescer de 2% a 3% acima da média do mercado. O crescimento deve abranger três áreas: aumento da presença nos mercados nos quais é líder, avanço em setores com baixa presença e atuação em segmentos ainda não desenvolvidos.

ICTQ - Quais são as perspectivas para o mercado farmacêutico brasileiro?

Hypera Pharma - O setor farmacêutico tende a sofrer menores impactos da crise, pois se trata de um segmento prioritário na vida da população. Segundo análise do IMS Health, o mercado farmacêutico brasileiro possui perspectiva de crescimento sustentável ao longo dos próximos anos, devendo avançar da sexta posição no ranking mundial, que hoje ocupa, para a quinta posição até 2019. Tal avanço seria fundamentado, em grande parte, pelo acelerado processo de envelhecimento da população brasileira, que deve contar com quase 30% de pessoas acima de 60 anos até 2050, conforme informações do IBGE.

ICTQ - Após a venda dos negócios nas áreas de consumo, a antiga Hypermarcas colocou seu foco no setor de medicamentos, liderando em alguns segmentos como o de isentos de prescrição. Comente sobre os planos da companhia para o mercado farmacêutico nos próximos anos.

Hypera Pharma  - A Hypera Pharma é a maior farmacêutica do País e possui presença relevante nos principais segmentos do mercado. A companhia busca ampliar a oferta de produtos em seu portfólio e a exploração de nichos ainda sub-penetrados ou mesmo inexplorados no Brasil.  Para tanto, vem fortalecendo sua capacidade de inovação, após ter mapeado necessidades de desenvolvimento de produtos e investido na infraestrutura e na equipe responsável por pesquisa e inovação.

ICTQ - A Hypera Pharma tem forte presença no mercado de similares e genéricos, com a marca Neo Química. Esse segmento está entre os que têm crescido bastante nos últimos anos. A empresa pretende ampliar sua fatia nessas categorias, buscando a liderança? 

Hypera Pharma  - A Hypera deve continuar trabalhando para aumentar seu portfólio, não só em genéricos e similares, mas também em produtos de prescrição, por meio do portfólio da Mantercorp Farmasa, e em medicamentos isentos de prescrição. Com o lançamento de novos produtos, a companhia se prepara para competir em outros mercados nos quais ainda não está presente, aumentando sua relevância no segmento farmacêutico.

ICTQ - Novas unidades fabris ou a expansão das linhas atuais estão previstas para os próximos dois anos? 

Hypera Pharma - Como parte da estratégia de aumentar a oferta de produtos e investir em inovação incremental, a Hypera inaugurou, em 2017, um centro de inovação com mais de 4,8 mil m² de área construída, em Barueri (SP). O local conta com equipes altamente capacitadas em áreas como pré-formulação, desenvolvimento de produtos, pesquisa analítica, materiais de embalagem e documentação. A partir deste ano, um nova rodada de investimento em capacidade e uma planta piloto estão no radar da companhia.

ICTQ - Foi divulgado que a Hypera será uma das patrocinadoras do futebol na TV em 2018. Uma presença maior na mídia revela um reposicionamento das suas marcas, reforçando alguns segmentos?

Hypera Pharma - Investimentos robustos em mídia e marketing são pilares estratégicos que fazem parte do DNA da Hypera. O pacote de futebol da Globo inclui diversas vinhetas, em toda a programação da emissora, que permitem que a companhia realize rodízio de suas marcas, de acordo com o planejamento anual delas. A empresa possui marcas importantes para o verão e outras com foco no inverno. Além disso, ainda conta com Neo Química que possui grande identificação e histórico com o futebol. Ao longo do ano, todas poderão usar a plataforma.

ICTQ - Como a empresa encaixa a inovação em sua estratégia de crescimento? Qual é a média de investimento anual em novos produtos e tecnologia de produção?

Hypera Pharma - O foco da companhia é buscar inovação incremental, o que não impede que ideias patenteáveis possam surgir. Recentemente, a empresa teve sua primeira patente reconhecida internacionalmente, para um dermocosmético que atua como clareador de pele e utiliza nanotecnologia (nanocápsula de Tranexâmico + Alfa Arbutin), desenvolvida em parceria com Laboratório Nanovetores. Atualmente, a companhia investe cerca de 2,5% de sua receita líquida em pesquisa e desenvolvimento.

ICTQ - Quais os benefícios para o consumidor com o profissional farmacêutico atuando como prescritor de algumas classes de medicamentos?

Hypera Pharma  - O farmacêutico desenvolve um papel importante na orientação em relação aos medicamentos isentos de prescrição e pode tornar a compra mais agradável. Quando o consumidor tem uma experiência de compra facilitada, conseguindo encontrar rapidamente o medicamento ou o produto que necessita, aumentam as chances de vendas de outros itens. O farmacêutico deve, portanto, conhecer bem os players, marcas e diferentes tipos de apresentações de todas as subcategorias isentas de prescrição.

Tags: profissão farmacêutica, carreira farmacêutica, Indústria Farmacêutica

Atendimento

Atendimento de segunda a sexta-feira,
das 08:00 às 18:00 horas.

Telefones:

  • 0800 602 6660
  • (62) 3937-7056
  • (62) 3943-1157

Whatsapp

  • (62) 99473-1495

 

 

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Benjamin Constant, nº 1491, Centro, Anápolis - GO.

CEP: 75.024-020

Escritório administrativo - São Paulo

Rua Tobias Barreto, nº 803, Mooca, São Paulo - SP.

CEP: 03.176-000

Telefone: (11) 2607-6688

Fale conosco