Portal do Aluno Portal do Aluno

ICTQ Matérias +Lidas do site

Consultoria varejo farmacêutico

No Canadá farmacêutico do varejo ganha em média R$ 22.550,00 por mês

| 318191 views

Em um diálogo exclusivo com o ICTQ, Greg Eberhart contou como funciona a farmácia como estabelecimento e profissão no Canadá. Eberhart é Secretário da Universidade de Farmácia de Alberta (ACP). Preside ainda a Associação Canadense de Farmacêuticos (CPhA), a Associação Nacional de Farmácia e o Conselho de Farmácia do Canadá.

Como montar um consultório farmacêutico

Como montar um consultório farmacêutico

| 221425 views

A partir das Resoluções 585 e 586 de 2013, do Conselho Federal de Farmácia (CFF), e da Lei nº 13.021/14, começou a surgir um movimento entre os farmacêuticos, ainda que tímido, de montar suas clínicas para prestação de serviços farmacêuticos à população, dentre eles, a prescrição de medicamentos.

Profissão Farmacêutica

Como funciona a profissão farmacêutica nos Estados Unidos

| 215354 views

O farmacêutico Henri Manasse foi vice-presidente executivo da American Society of Health-System Pharmacists (ASHP). Atualmente é professor da Faculdade de Farmácia da Universidade de Illinois, Chicago, nos Estados Unidos (EUA).  Em um diálogo exclusivo com o ICTQ – Instituto de Pesquisa e Pós-graduação para farmacêuticos, Manasse conta e enumera 07 aspectos da profissão farmacêutica em seu país. Confira a seguir:

10 interações medicamentosas mais frequentes

| 209168 views

As interações medicamentosas podem ser consideradas erros evitáveis? Sim e não! Sim, porque o farmacêutico (e o médico) deveria ter conhecimento das reações causadas pela combinação de medicamentos, alimentos, fitoterápicos etc. Não, porque na era da polifarmácia é comum que pacientes com doenças crônicas e que estejam usando até uma dezena de medicamentos diferentes não relatem o fato ao profissional de saúde, já que recebem receitas de prescritores de diferentes especialidades.

Qualificação Farmacêutica

Pague Menos capacita farmacêuticos para atuar em suas clínicas

| 151165 views

Com um projeto agressivo de atingir mil lojas até 2017, a Rede de Farmácias Pague Menos fechou 2015 com 828 pontos de venda. Neste ano serão 918. Parece que o fundador e presidente da Rede, Deusmar Queirós, nem se deixou levar pela crise, já que ele vai na contramão de todos os prognósticos feitos por economistas e especialistas do mercado sobre a retração da grande maioria dos mercados no Brasil.

Grandes redes versus pequenas farmácias

| 116610 views

Uma pequena farmácia, em um bucólico bairro de Anápolis-GO, assiste impotente à megaconstrução de um estabelecimento da maior rede de farmácias do país. Você já se deparou com cenas semelhantes em sua cidade? Então, bem-vindo ao campo de batalha do varejo farmacêutico no Brasil.

Descubra os 7 desafios do farmacêutico RT

| 112596 views

Em qualquer área que o farmacêutico atue no Brasil, sempre haverá percalços e desafios a serem suplantados. Aliás, isso é comum em qualquer profissão. No entanto, aqueles que atuam no varejo sabem que ser um responsável técnico (RT) na farmácia é uma função de muita responsabilidade e com forte carga burocrática. Por conta disso, há os que atribuem seus desafios profissionais a essa função.

05 curiosidades sobre a profissão farmacêutica na França

| 96245 views

Em uma sociedade culturalmente distante de nossa realidade no Brasil, o farmacêutico francês, atua em um ambiente favorável às práticas integrativas nas farmácias comunitárias, com monopólio de suas atividades comerciais assegurado por lei centenária.

4 curiosidades sobre os testes dos genéricos feitos pelo Fantástico

| 90741 views

O programa Fantástico da Rede Globo, exibido no último domingo (29/01/17), encomendou ao laboratório da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) um teste sobre a eficácia de medicamentos. Seu objetivo era investigar três princípios ativos mais consumidos no País em 2015, que foram produzidos por nove laboratórios fabricantes dos 15 medicamentos mais vendidos.

Exame de proficiência farmacêutica

| 86934 views

O Plenário do Conselho Federal de Farmácia (CFF), reunido na Capital Federal, durante a 466ª Sessão Plenária Ordinária, realizada nos dias 24, 25 e 26 de janeiro de 2018, definiu, por unanimidade, submeter à Consulta Pública (nº 01/2018), a proposta de elaboração de um Projeto de Lei que venha a instituir o exame de proficiência para os farmacêuticos.

Farmacêutico Indsustrial

A CARREIRA DO FARMACÊUTICO INDUSTRIAL

| 86023 views

PERFIL

A carreira de farmacêutico industrial é uma das mais concorridas e valorizadas do mercado. Com o avanço das legislações do setor, a crescente preocupação com a qualidade dos produtos industrializados e a necessidade de aumento de produtividade industrial, esta carreira requer cada vez mais investimento em aperfeiçoamento profissional.

Eu tenho uma mensagem para você que não apoia a nova realidade da farmácia no Brasil

| 84511 views

29 de janeiro de 2017, foi uma data emblemática para a classe farmacêutica. O programa Fantástico – da Rede Globo – exibiu uma reportagem sobre a eficácia dos medicamentos genéricos produzidos no Brasil, ignorando por completo a existência e importância do farmacêutico no processo de informação e cuidado junto ao paciente. Não era para ser diferente! Meus colegas, em sua maioria, criticaram e reclamaram muito do que foi exposto e da forma como foi exposto, principalmente nas redes sociais.

Carreira Farmacêutico Clínico

A CARREIRA DO FARMACÊUTICO CLÍNICO

| 74992 views

PERFIL

A carreira farmacêutica especializada em farmácia clínica vem sendo cada vez mais valorizada pelo mercado, principalmente após a aprovação da Lei Federal 13.021, de agosto de 2014, que garante a presença do farmacêutico nas farmácias e ainda conceitua o estabelecimento como sendo de saúde. Esta carreira permite ao profissional prestar serviços clínicos farmacêuticos, como por exemplo, o acompanhamento farmacoterapêutico, a conciliação terapêutica e a revisão da farmacoterapia.

Perspectivas 2017: quatro boas notícias do setor farmacêutico

| 73488 views

Para os analistas de mercado, a economia brasileira começará a reagir, ainda que timidamente, no segundo semestre. Segundo o Boletim Focus do Banco Central, o Produto Interno Bruto (PIB) deverá fechar 2017 com crescimento de 0,5%. Muito pouco para as necessidades do País, mas um alento após dois anos de encolhimento do PIB – em 2015 a retração foi de 3,8% e no ano passado houve queda de 3,5%. Inflação mais baixa (o BC prevê que a taxa atinja o centro da meta de 4,5% este ano, contra 6,4% em 2016) e a possível queda de juros a patamares na casa dos 10% (está em 13%) devem estimular o consumo e consequentemente os negócios. Buscando estar preparado para quando o crescimento voltar, o setor farmacêutico põe em marcha projetos de expansão. O ICTQ levantou quatro boas notícias da indústria e do varejo farmacêutico que sinalizam perspectivas positivas para 2017 em relação à produção, vendas e geração de empregos no setor.

Voltar

Atendimento

Atendimento de segunda a sexta-feira,
das 08:00 às 18:00 horas.

Telefones:

  • 0800 602 6660
  • (62) 3937-7056
  • (62) 3943-1157

Whatsapp

  • (62) 99473-1495

 

 

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Benjamin Constant, nº 1491, Centro, Anápolis - GO.

CEP: 75.024-020

Escritório administrativo - São Paulo

Rua: Haddock Lobo, n° 131, Sala: 910, Cerqueira César.

CEP: 01414-001 , São Paulo -SP.

Telefones:

(11) 2607-6688
(11) 2268-4286

Fale conosco