Medicamentos terão reajuste em abril. Veja dicas do CFF para economizar

Medicamentos terão reajuste em abril. Veja dicas do CFF para economizar

O reajuste anual de medicamentos acontece todo mês de abril, conforme índice estabelecido pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamento (CMED), órgão ligado à Anvisa. O aumento previsto para esse ano é de 5,6%, um pouco acima da inflação oficial dos últimos 12 meses. Lembrando que salários e benefícios, como aposentadorias e pensões, não acompanharam o aumento geral de preços de bens e serviços. Serão majorados os preços de 13 mil medicamentos e a parcela mais atingida da população deverá ser a dos idosos que gastam cerca de 20% do orçamento doméstico com medicamentos.

Consultores financeiros orientam a antecipação da compra dos medicamentos mais utilizados agora no mês de março, antes do aumento. Desta forma, o paciente pode garantir descontos sobre o preço atual e ainda tentar um parcelamento (oferecido por algumas farmácias) para amenizar ainda mais o impacto financeiro do aumento. Mas, se optar por essa alternativa, é sempre bom o usuário dos medicamentos conferir as datas de validade dos produtos para que os estoques não se percam.

Outra dica é comparar os preços. Os valores dos medicamentos podem variar muito de farmácia para farmácia, as vezes até em farmácias de uma mesma rede. Existem plataformas na internet que auxiliam nessa comparação de preços. Nas plataformas é comum encontrar um mesmo produto com diferença de até 40% no preço. Assim, as ferramentas são grandes aliadas nessa economia.

Mas o Conselho Federal de Farmácia também tem dicas importantes, que extrapolam o aspecto comercial, e que podem contribuir e muito não só para a economia, mas também para o uso racional dos medicamentos. “Importante frisar que os farmacêuticos que atuam em farmácias e drogarias por todo o país são grandes aliados dos usuários de medicamentos nessa tarefa”, assinala o presidente do CFF, Walter Jorge João.

Receba nossas notícias por e-mailCadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias

Confiram as dicas:

Prefira os genéricos – Peça ao seu médico que a prescrição seja feita sempre pelo princípio ativo para possibilitar a troca pelo genérico, se houver. E busque a ajuda do farmacêutico para fazer essa substituição. Genéricos quase sempre são mais baratos do que os medicamentos de marca e seguem rígidos critérios de segurança para registro na Anvisa.

Busque descontos: veja a possibilidade de se inscrever em programas dos laboratórios para conseguir descontos. Confira também se seu plano de saúde tem convênio com farmácias.

Busque medicamentos gratuitos - Verifique se o medicamento que você usa está na lista do programa Farmácia Popular, que inclusive aceita receitas particulares e de planos de saúde.

publicidade inserida(https://ictq.com.br/pos-graduacao/pos-graduacao-em-farmacia-clinica-e-prescricao-farmaceutica-2-46a)

O programa distribui gratuitamente medicamentos para doenças como hipertensão, diabetes e asma. Também entrega medicamentos com até 90% de desconto para colesterol alto, rinite, parkison, osteoporose e glaucoma, além de fraldas geriátricas. Verifique a lista aqui - https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/sectics/daf/pfpb/codigos-de-barras/lista-de-medicamentos-pfpb

Para receitas emitidas no SUS, verifique se o medicamento está disponível gratuitamente nas farmácias das unidades básicas de saúde ou do componente especializado (medicamentos de alto custo).

Verifique se o medicamentos pode ser manipulado: em alguns casos, pode ser mais econômico. Além disso, nas farmácias de manipulação é possível adquirir a quantidade exata de medicamento para o tratamento, evitando perdas e desperdício.

Evite a automedicação - A prática pesa no bolso e na saúde. Torne-se adepto do uso racional de medicamentos e conte com seu farmacêutico para isso!

Participe também: Grupo de WhatsApp e Telegram para receber notícias farmacêuticas

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS