Anvisa atualiza lista de psicotrópicos, sob controle

Anvisa atualiza lista de psicotrópicos, sob controle

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atualizou as Listas de Substâncias Entorpecentes, Psicotrópicas, Precursoras e Outras sob Controle Especial, com a inclusão do medicamento à base de miltefosina. Segundo a RDC 337/20, publicada por meio do Diário Oficial da União (D.O.U.), o produto só poderá ser comercializado sob prescrição de receita de controle especial, em duas vias, juntamente com o Termo de Responsabilidade/ Esclarecimento.

No item disposto no artigo 2º a orientação ainda define que o Termo de Responsabilidade/Esclarecimento deverá ser preenchido e assinado pelo prescritor e pelo paciente, em três vias, devendo a primeira delas permanecer no prontuário, a segunda deverá ser arquivada no local de dispensação e a terceira será mantida com o paciente.

Leia também: Cresce mais de 20% o consumo de antidepressivos no Brasil

A recomendação é de que o prescritor deve alertar os pacientes de que o medicamento é pessoal e intransferível, e explicar sobre as reações e restrições de uso.  

O artigo 3º ainda esclarece que, devido aos efeitos teratogênicos, no caso de mulheres, o medicamento só poderá ser prescrito para pacientes em idade fértil após avaliação médica com a exclusão de gravidez por meio de teste sensível para dosagem de Beta-HCG e mediante a comprovação de utilização de, no mínimo, dois métodos efetivos de contracepção, sendo um método de barreira.

Entretanto, excluem-se na disposição do artigo a mulher que realizou procedimento de esterilização definitiva e aquela que já estiver com a menopausa confirmada há, no mínimo, dois anos. Já a paciente em idade fértil deverá utilizar métodos efetivos de contracepção durante 30 dias antes do início do tratamento com o medicamento à base de miltefosina, ao longo de toda a terapia e por quatro meses após o término dela, reduzindo, assim, o risco de teratogenicidade.

O teste sensível para dosagem de Beta-HCG deverá ser realizado a cada prescrição e, caso negativo, poderá ser indicada a miltefosina para a continuidade do tratamento. Já em casos da ocorrência de gravidez durante a terapia, o uso do medicamento à base da substância deverá ser imediatamente suspenso.

Assim, a RDC 337/20 orienta que os medicamentos à base da substância deverão conter, em destaque, no rótulo e na bula, as seguintes frases de alerta: "Este medicamento causa malformação ao bebê durante a gravidez". Na embalagem também terá que constar a seguinte informação: "Proibido para mulheres grávidas ou em idade fértil sem a utilização de métodos contraceptivos".

Por fim, a RDC 337/20 orienta: "Venda sob prescrição médica com retenção de receita".

Confira a RDC 337/20 disposta e atualizada no D.O.U. com as Listas de Substâncias Entorpecentes, Psicotrópicas, Precursoras e outras sob Controle Especial (veja aqui).

Participe também: Grupo de WhatsApp para receber notícias farmacêuticas diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Veja mais materias sobre:

Medicamentos, ANVISA, Assuntos Regulatórios

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS