Alerta: Anvisa abre consulta pública sobre medicamentos e insumos farmacêuticos

Alerta: Anvisa abre consulta pública sobre medicamentos e insumos farmacêuticos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) abriu a consulta pública 805/20 para o envio de comentários e sugestões pertinentes à Certificação de Boas Práticas de Distribuição e Armazenagem (CBPDA), documento que atesta as boas condições de empresas armazenadoras, distribuidoras e importadoras de medicamentos, produtos para a saúde e insumos farmacêuticos.

Além disso, a consulta pública 805/20 também está aberta para comentários e sugestões sobre a Certificação de Boas Práticas de Fabricação (CBPF), emitida para fabricantes de medicamentos, cosméticos, perfumes, saneantes, insumos farmacêuticos e de produtos para saúde e de higiene pessoal.

Em relação ao CBPDA, empresas que estão atuando como armazenadoras, distribuidoras e importadoras de medicamentos, produtos para a saúde e insumos farmacêuticos devem estar atentas às exigências que são definidas pela Anvisa na RDC 39/14, mesmo em caso de o estabelecimento ainda não possuir o certificado. Nessa situação, é obrigatório seguir as normas estabelecidas pelo órgão sanitário, orientando os funcionários e adequando o espaço a todas as especificações exigidas por meio da resolução.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

Já em relação ao CBPF, as indústrias fabricantes de medicamentos, produtos para saúde, cosméticos, perfumes, produtos de higiene pessoal, saneantes e insumos farmacêuticos também devem ficar alertas às condições descritas na RDC 39/14, pois, apesar de o  certificado não ser obrigatório, farmácias não costumam comprar itens de laboratórios e empresas que não tenham esse documento.

publicidade inserida(https://www.ephar.com.br/)

Por que participar?

Vale ressaltar que o objetivo da consulta pública é coletar informações sobre os temas referidos, no sentido de implementar os serviços pertinentes aos assuntos. Com base nas sugestões, a Anvisa poderá, conforme necessidade e razões de conveniência, articular-se com órgãos e entidades envolvidos, além de com aqueles que tenham manifestado interesse nas questões, para subsidiar posteriores discussões técnicas e deliberações finais da Diretoria Colegiada.

Como participar da consulta?

De acordo com a Anvisa, o primeiro passo antes de enviar as sugestões à consulta pública é conhecer a proposta da RDC (veja aqui). Após tomar conhecimento do texto, os comentários podem ser enviados, eletronicamente, por meio do preenchimento de um formulário específico (veja aqui).

Os comentários e sugestões são considerados públicos, podendo ser acessados por qualquer pessoa interessada por meio da ferramenta no menu 'resultado' do formulário eletrônico, inclusive, durante o processo de consulta.

Ao término da contribuição, por meio do preenchimento do formulário, a pessoa que contribuir receberá um número de protocolo com o registro de sua colaboração. O prazo para participar da consulta pública é de 120 dias, contados a partir da quarta-feira (08/04).

Participe também: Grupo de WhatsApp para receber notícias farmacêuticas diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Veja mais materias sobre:

ANVISA, Assuntos Regulatórios, coronavírus

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS