Alerta: Anvisa identifica lote falsificado do medicamento Soliris

Alerta Anvisa identifica lote falsificado do medicamento Soliris

Na segunda-feira (08/06), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta sobre um lote falsificado do medicamento Soliris (eculizumabe), que está em circulação em território nacional. O fármaco é indicado para o tratamento de adultos e crianças com hemoglobinúria paroxística noturna (HPN) e síndrome hemolítico-urêmica atípica (SHUa).

De acordo com o órgão sanitário, a detentora do registro do medicamento no País, a Alexion Pharma Brasil, informou que o lote 1003254 não foi fabricado pelo grupo e que, portanto, trata-se de uma falsificação.

Segundo informação divulgada por meio do portal da Agência reguladora, “a fiscalização sanitária realizada na sede da empresa Medic Pharma (Marazis Assessoria em Importação, Exportação e Serviços de Intermediação Ltda: CNPJ 23.624.268/0001-08), em São Paulo (SP), descobriu registros de importação do respectivo lote em nome de pacientes. A ação foi realizada pela Anvisa, em conjunto com a Coordenação de Vigilância Sanitária da cidade de São Paulo (Covisa) e a Polícia Civil do Estado de São Paulo”.  

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

Devido a essa descoberta, investigações estão sendo conduzidas junto aos estabelecimentos para os quais o medicamento falsificado possa ter sido distribuído.  A Anvisa reforça que em caso de identificação de alguma unidade pertencente ao lote (1003254), o consumidor não deve utilizar o medicamento e comunicar o fato à Agência por meio dos canais de atendimento do órgão sanitário (veja aqui). Essa mesma recomendação é válida para distribuidores que comercializam o produto.

A equipe de jornalismo do Portal do ICTQ - Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação para o Mercado Farmacêutico tentou contato com a Alexion Pharma Brasil, para saber mais informações, mas não teve retorno até a publicação desta matéria.

Outros casos 

Recentemente, a Anvisa determinou a apreensão de um lote falsificado do medicamento Rivotril, que é um ansiolítico com finalidade tranquilizante. Segundo o órgão sanitário, a medida preventiva foi com base em ação de fiscalização. A informação foi divulgada por meio da Resolução (RE) 1.753, de 2 de junho, publicada no Diário Oficial da União (D.O.U.).

O lote citado pela Agência reguladora foi o RJ0598. Para justificar a determinação, a Anvisa informou: "Como medida de interesse sanitário, a proibição do armazenamento, comercialização, distribuição, transporte e uso, bem como, a apreensão e inutilização, em todo o território nacional, de unidade lote (RJ0598) do medicamento Rivotril, (clonazepam)".

Nesse sentido, o órgão sanitário completou: “O lote RJ0598, solução oral 2,5mg/ml, validade 01/2021, não possuam em sua embalagem secundária as seguintes informações ‘GTIN 07896226501239’ e ‘MS 1010000720034’, por se tratarem de unidades falsificadas, não reconhecidas pelo detentor do registro”. A matéria completa pode ser conferida aqui.

Participe também: Grupo para receber notícias farmacêuticas diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS