Polícia encontra quase 30 mil medicamentos vencidos em sala de Prefeitura

Polícia encontra quase 30 mil medicamentos vencidos em sala de Prefeitura

A Polícia Civil, com o apoio da Agência Vigilância Sanitária (Anvisa), encontrou 29.770 de unidades de medicamentos vencidos em uma sala locada pela Prefeitura do município de Conde, na Paraíba. A ação ocorreu após o Ministério Público (MP) daquele Estado receber denúncias. Com base nisso, a justiça determinou um pedido de busca e apreensão.

Entre as substâncias impróprias para o consumo que foram encontradas nessa sala estavam: 9.700 frascos de dipirona 500 mg/5 ml em gotas; 5.900 frascos de ibuprofeno 50 mg/30 ml e 800 ampolas de glicose 50% injetável. Após identificar os fármacos, a Vigilância Sanitária daquele município interditou os produtos para que não sejam disponibilizados à população.

Segundo relatório divulgado por meio da Anvisa, além dos medicamentos estarem vencidos, também estavam armazenados de maneira inadequada. Todos colocados diretamente no chão, sem respeitar a distância mínima da parede para garantir a ventilação recomendada.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

De acordo com o portal T5, a promotora de Justiça, Cassiana Mendes, destacou o artigo 22 do Código de Defesa do Consumidor, para explicar sobre a responsabilidade da Prefeitura nesse caso: “Os órgãos públicos, por si ou suas empresas, concessionárias, permissionárias ou sob qualquer outra forma de empreendimento, são obrigados a fornecer serviços adequados, eficientes, seguros e, quanto aos essenciais, contínuos”, define a legislação.

Além disso, Cassiana também ressaltou o dever constitucional do Estado em promover as condições indispensáveis para que a população tenha acesso à saúde, que é um direito que inclui a assistência terapêutica integral, inclusive, a farmacêutica.

publicidade inserida(https://sibrafar.com.br/)

Outras denúncias

Além dos 29.770 medicamentos vencidos localizados na sala alugada pela Prefeitura de Conde (PB), mensagens (via WhatsApp) também denunciaram que outros fármacos nas mesmas condições estavam sendo disponibilizados à população na Farmácia Básica de Alhandra, outro município da Paraíba.

Novamente, a Polícia Civil foi acionada e foi instaurado um inquérito para investigar o caso. No local, as autoridades realizaram a apreensão de aproximadamente 2 mil medicamentos vencidos, entre eles 1.314 comprimidos de azitromicina di-hidratada de 500 mg e 352 ampolas de glicose 50% (todos os produtos estavam vencidos desde maio de 2020).

Investigações

Com base nas ações, o MP-PB instaurou, na segunda-feira (08/06), um inquérito público civil para apurar uma possível improbidade administrativa. De acordo com a promotoria, a iniciativa deverá verificar os supostos danos que essa situação possa ter gerado aos cofres municipais. 

Segundo o portal T5, a justiça solicitou informações à Secretaria Municipal de Saúde do Conde, ao Conselho Regional de Farmácia do Estado da Paraíba e à Anvisa sobre o assunto, para que possa concluir as investigações e definir os próximos passos do inquérito.

Participe também: Grupo para receber notícias farmacêuticas diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Veja mais materias sobre:

Medicamentos, ANVISA, Assuntos Regulatórios

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS