Anvisa anuncia plataforma para consulta de medicamentos controlados

Anvisa anuncia plataforma para consulta de medicamentos controlados

Para obter dados de vendas de medicamentos controlados, antimicrobianos e outros, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) revela que nova plataforma do Governo Federal simplificou o processo. Órgão publicou em seu site um roteiro para consultar esses produtos.

Para consultar os dados, a Anvisa recomenda acessar o portal de serviços do Governo Federal (Gov.br) e o portal brasileiro de dados abertos. Neles estão diversas informações da Agência sobre a comercialização de fármacos no País, “de forma bastante detalhada e por meio de uma navegação simples e rápida”, assegura o órgão.  

Para fazer a pesquisa, o passo inicial é a plataforma de serviços. Para ter acesso aos dados, ao acessar o portal Gov.br, o usuário deve ir até a área “Saúde e Vigilância”, selecionar o item “Fiscalização” e, em seguida, “Medicamentos e Produtos para Saúde”. A partir daí ele deve clicar em “Consultar dados de vendas de medicamentos controlados, antimicrobianos e outros”.

Nesta área, é preciso selecione “Iniciar”. Feito isso, o usuário terá acesso a duas opções de pesquisa: venda de medicamentos industrializados e venda de medicamentos manipulados.   Entrando em qualquer uma dessas áreas, é possível fazer o levantamento de dados sobre a quantidade de fármacos vendidos no País, por Estado e município, ano e princípio ativo, entre outros. O sistema permite, ainda, a geração de relatórios e gráficos.  

Já no portal brasileiro de dados abertos, as bases de dados estão disponíveis em forma de arquivos para download, que possibilitam a realização de diferentes tipos de análises e pesquisas. 

De acordo com a Anvisa, as novidades integram os bancos de dados do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC), que engloba informações provenientes de farmácias e drogarias privadas, e do Datavisa, que comporta referências do cadastro de medicamentos registrados.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

publicidade inserida(https://emailmkt.ictq.com.br/anuncie-no-ictq)

Ainda segundo a Agência, os dados do SNGPC são objeto frequente de solicitações que, até então, eram atendidas por meio da análise individual. “Por isso, a publicação de informações no Gov.br e no portal brasileiro de dados abertos não só democratiza de forma inédita o acesso aos dados como também traz referências importantes para a realização de pesquisas epidemiológicas a respeito do consumo de medicamentos controlados e de antimicrobianos no País”, esclarece o órgão regulador.  

Segundo a Anvisa, a arquitetura dessas soluções foi desenvolvida pela equipe de Inteligência de Dados da Gerência Geral de Gestão do Conhecimento, Inovação e Pesquisa (GGCIP), em parceria com a Gerência Geral de Monitoramento de Produtos Sujeitos à Vigilância Sanitária (GGMON) e a Gerência de Produtos Controlados (GPCON), com o apoio da Gerência Geral de Tecnologia da Informação (GGTIN).

Consulte as informações diretamente:

Participe também: Grupos de WhatsApp e Telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Veja mais materias sobre:

Medicamentos, ANVISA, Assuntos Regulatórios

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS