Novo bulário eletrônico da Anvisa já está disponível em seu portal

Novo bulário eletrônico da Anvisa já está disponível em seu portal

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informa que o novo bulário eletrônico voltou a estar disponível para consulta no portal da entidade a partir desta sexta-feira (20/11).

Desenvolvido para facilitar o acesso rápido às bulas de medicamentos, a Anvisa informa que o sistema volta a ser oferecido no link “Consultas” do novo portal. Porém, o caminho para se chegar a esse local do site não é tão simples, tampouco intuitivo.

Depois de vasculhar o portal, a equipe do Portal do ICTQ – Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação para o Mercado Farmacêutico, encontrou o caminho. Na página inicial do portal, acesse os três traços ao lado do nome da Agência. Vá em ‘Sistemas’, depois em ‘Sistemas de consultas’, clique então em ‘Acessar o sistema’, que remete para ‘Consultas’. Nele está o bulário eletrônico.

Para consultar uma bula, após clicar no ícone ‘Bulário eletrônico’, preencha pelo menos um dos seguintes campos: (1) Medicamento; (2) Número de registro; (3) Número do expediente da bula vigente; (4) Categoria regulatória; (5) Empresa ou (6) Período de publicação.

É possível utilizar mais de um filtro simultaneamente, para auxiliar na busca. Caso queira localizar a bula de um determinado medicamento, a busca apenas pelo nome do medicamento ou da empresa é a mais indicada, informa a Anvisa.

Como resultado da busca serão apresentadas informações referentes a uma ou mais bulas. A partir disso, é possível abrir o arquivo da bula do paciente ou da bula do profissional (basta clicar no ícone do PDF da respectiva bula).

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

publicidade inserida(https://action.metaffiliation.com/trk.php?mclic=P4F77357573123D37)

É possível, ainda, visualizar, em cada arquivo, as bulas de todas as formas farmacêuticas (xarope, creme, comprimido), salvar a bula em formato PDF ou imprimi-la. No link ‘Detalhar’ dá para visualizar o histórico das bulas anteriores.

Segundo a Anvisa, a inclusão das bulas no sistema é obrigação da empresa detentora do registro do medicamento. Ela tem até 30 dias, após a concessão do registro, para disponibilizar a bula dos medicamentos aprovada pela Agência.

Bulário é importante ferramenta para os farmacêuticos

O bulário é um sistema essencial para o uso dos farmacêuticos, principalmente, para aqueles que trabalham com assuntos regulatórios, pois, a bula é o documento legal sanitário que contém informações técnico-científicas e orientadoras sobre medicamentos, as quais são disponibilizadas aos usuários em linguagem apropriada e de fácil compreensão, nos estabelecimentos com atividade de dispensação de medicamentos, conforme a lei vigente.

Esse instrumento traz informações preciosas sobre a ação do medicamento, indicações, riscos, modo de uso, reações adversas, conduta em caso de superdose, cuidados de conservação, posologia e outras informações importantes.

Participe também: Grupos de WhatsApp e Telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Veja mais materias sobre:

Farmacêutico, ANVISA, Assuntos Regulatórios

Atendimento

Atendimento de segunda a sexta-feira,
das 08:00 às 18:00 horas.

Telefones:

  • 0800 602 6660
  • (62) 3937-7056
  • (62) 3937-7063

Whatsapp

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Benjamin Constant, nº 1491, Centro, Anápolis - GO.

CEP: 75.024-020

Escritório administrativo - São Paulo

Rua: Haddock Lobo, n° 131, Sala: 910, Cerqueira César.

CEP: 01414-001 , São Paulo -SP.

Fale conosco

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS