‘Revisaço’: Guilhotina Regulatória da Anvisa revoga 722 normas

‘Revisaço’: Guilhotina Regulatória da Anvisa revoga 722 normas

Batizado de ‘Decreto do Revisaço’, nova medida regulatória da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) revoga mais de 700 regulamentos obsoletos.

A Anvisa publicou na quarta-feira (23/12) a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 454, de 17 de dezembro de 2020, que revoga 722 atos normativos  próprios e de outros órgãos cujas competências foram assumidas pela Agência.  

Apesar de estarem vigentes, as normas revogadas foram consideradas obsoletas, ou seja, não apresentavam mais efeitos jurídicos ou não faziam mais sentido no contexto atual, diz o órgão regulador.

Além de regulamentos da Anvisa e do Conselho Nacional de Saúde (CNS), foram revogados atos dos seguintes órgãos já extintos: Câmara Técnica de Alimentos (CTA), Comissão Nacional de Normas e Padrões para Alimentos (CNNPA), Secretaria Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) e Secretaria de Vigilância Sanitária (SVS).

publicidade inserida(Maxmilhas: https://www.maxmilhas.com.br)

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

Segundo a Anvisa, a nova medida representa mais um resultado do processo de avaliação e consolidação das normas da Agência, conforme determina o Decreto 10.139/19, que dispõe sobre a revisão e a consolidação dos atos normativos inferiores a decreto editados. Em julho, o órgão regulador já havia publicado a  RDC 407/20, que revogou 45 normas da Anvisa e das extintas SNVS e da SVS.  

Nesse sentido, juntando essas duas ações, em 2020 a Anvisa revogou 767 normas obsoletas, por meio das Guilhotinas Regulatórias, para atendimento ao Decreto do Revisaço.

Para saber mais sobre as ações adotadas pela Agência para cumprimento do Decreto 10.139/19, acesse a página de avaliação e consolidação das normas, no portal da Anvisa. 

Participe também: Grupos de WhatsApp e Telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Veja mais materias sobre:

ANVISA, Regulação e normas, Assuntos Regulatórios

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS