Atenção: Anvisa publica nota técnica sobre variante do novo coronavírus

Atenção: Anvisa publica nota técnica sobre variante do novo coronavírus

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou em 1º de janeiro nota técnica sobre a detecção de nova variante do novo coronavírus (SARS-CoV-2) em testes. Os laboratórios devem estar atentos e adotar medidas que favoreçam o diagnóstico dessa variação.

Segundo a Anvisa, a variante SARS-CoV-2 VUI 202012/01, inicialmente identificada no Reino Unido, apresenta 14 mutações, resultando em alterações de aminoácidos e deleções de genes, sendo que uma delas está relacionada ao gene S do vírus. Com a mutação no gene S para tal variante, os ensaios que utilizam exclusivamente esse alvo, ou que o tiveram como referência para o desenvolvimento do teste, podem não ser capazes de detectar essa cepa.

Mutações são mudanças nos genes comuns a todos os vírus ao longo do tempo, incluindo o SARS-Cov-2, mas a maioria não traz alterações significavas aos vírus ou impactam na sua propagação, diz a nota do órgão regulador. São necessárias investigações laboratoriais complexas para compreender as implicações das mutações nas propriedades virais e, consequentemente, seu impacto na eficácia dos diagnósticos, terapêutica e vacinas. Esse tipo de investigação requer a colaboração de diferentes grupos de pesquisa.

publicidade inserida(https://www.ictq.com.br/pos-graduacao)

A fim de limitar o impacto sobre as capacidades de detecção do vírus e suas potenciais variantes, a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda o uso de ensaios diagnósticos para diferentes alvos (genes virais), o acompanhamento da transmissão local e atividades de prevenção e controle apropriadas às realidades de cada país.

A Nota Técnica 1/21, elaborada pela Gerência Geral de Tecnologia de Produtos para a Saúde (GGTPS), com dados sobre o impacto da variante do novo coronavírus frente aos ensaios de diagnóstico in vitro, recomenda que os laboratórios devem estar atentos às instruções de uso e adotem medidas que favoreçam o diagnóstico, como a utilização de produtos voltados a diferentes alvos virais.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

“Ressaltamos que no Brasil existem diversos produtos regularizados, seguros e eficazes para fins de diagnóstico da Covid-19, mesmo para esta cepa variante”, diz a nota. Ainda de acordo com o documento, a maioria dos ensaios moleculares do tipo PCR (reação de cadeira de polimerase) regularizados no Brasil utilizam mais de um alvo, o que reduziria o impacto ao diagnóstico.

Conforme os técnicos da Anvisa, mais estudos epidemiológicos e laboratoriais serão necessários para compreender as implicações do SARS-Cov-2 em termos de apresentação clínica, diagnóstico, tratamento e desenvolvimento de vacinas.

Para ler a íntegra da Nota Técnica 1/20, basta acessar o portal da Anvisa.

Participe também: Grupos de WhatsApp e Telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Veja mais materias sobre:

ANVISA, coronavírus, Covid-19

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS