Covid-19: Anvisa abre edital para clínicas privadas de vacinação

Covid-19: Anvisa abre edital para clínicas privadas de vacinação

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou o Edital de Chamamento 2/21, destinado às clínicas de vacinação privadas em todo o território nacional. A iniciativa visa coletar informações necessárias para o cadastro desses estabelecimentos no novo sistema eletrônico de notificação de eventos adversos a medicamentos e vacinas do órgão sanitário, o VigMed.

“O diretor da Anvisa, no uso de suas atribuições e tendo em vista o disposto no art. 54, VII, do Regimento Interno aprovado pela Resolução de Diretoria Colegiada (RDC) 255, de 10 de dezembro de 2018, resolve tornar público o presente Edital de Chamamento para as clínicas de vacinação privadas, com a finalidade de fornecer as informações necessárias para o cadastro das mesmas no VigiMed, o sistema eletrônico de notificação de eventos adversos a medicamentos e vacinas da Anvisa”, explica um trecho do documento, assinado por Arnaldo Correia de Medeiros.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

Segundo a Anvisa, “desde a instituição da RDC 36/13 é requerida a notificação de eventos adversos de quaisquer vacinas por parte das clínicas de vacinação privadas. [Contudo], o que mudou foi o sistema eletrônico de notificação, pois, anteriormente era o Notivisa. Com essa substituição, o cadastro é fundamental para que o acesso ao VigiMed seja concedido pela Anvisa”, explica a entidade, por meio do seu portal oficial.

A Agência reguladora reforça ainda que “as clínicas de vacinação privadas constituem serviços de saúde responsáveis por aplicação das vacinas a uma parcela expressiva de pessoas e devem seguir as determinações da legislação sanitária federal, como o monitoramento de eventos adversos pós-vacinação (EAPV), de acordo com a RDC 36/13, a qual estabelece que, uma vez que os EAPV sejam relatados à clínica de vacinação, a notificação dos eventos adversos deve ser realizada em prazos específicos, por meio das ferramentas eletrônicas disponibilizadas pela Anvisa, no caso o VigiMed. Tais obrigações dizem respeito a todas as vacinas disponíveis no mercado”.

publicidade inserida(https://emailmkt.ictq.com.br/anuncie-no-ictq)

Monitoramento na pandemia

Apesar de, claramente, a iniciativa da Anvisa ter como objetivo otimizar o sistema de vacinação em massa contra o novo coronavírus (Covid-19), a Agência reforça: “Considerando o contexto da pandemia da Covid-19 e a iminente publicação de registro ou eventual autorização de uso excepcional de vacinas contra a doença, as quais tem o potencial de serem utilizadas em larga escala para a imunização de toda a população brasileira, as autoridades sanitárias e os serviços de saúde devem prezar pelo monitoramento desses produtos para verificar a sua segurança e efetividade [das vacinas]”.

Governo dá aval

Vale reforçar que, o Governo Federal deu o seu aval para que empresas privadas brasileiras possam comprar um lote de 33 milhões de doses do imunizante da AstraZeneca, também conhecido como vacina de Oxford. Segundo o jornal Folha de S. Paulo, da segunda-feira (25/01), a autorização foi concedida em uma carta enviada diretamente à indústria.

O Edital de Chamamento 2/21 foi disponibilizado por meio do portal da Anvisa (confira aqui).

Participe também: Grupos de WhatsApp e Telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente.

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Veja mais materias sobre:

Farmacêutico, ANVISA, Covid-19

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS