Covid-19: Anvisa retira exigência de estudo em fase 3 para vacinas

Covid-19: Anvisa irá retirar exigência de estudo em fase 3 para vacinas

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) irá modificar os requisitos mínimos para que as indústrias farmacêuticas possam realizar os pedidos de uso emergencial de vacinas contra o novo coronavírus (Covid-19), hoje (03/02), segundo informação que foi divulgada por meio do portal JOTA e confirmada pela CNN.

A partir dessa iniciativa, a Agência reguladora não irá mais estabelecer a exigência de que a vacina seja submetida a testes na fase 3 sendo realizados em território nacional. Um detalhe importante é que essa mudança no texto original irá otimizar os mecanismos de liberação dos imunizantes no Brasil.

Um exemplo disso deve acontecer com a União Química, que encontrava nessa exigência um obstáculo, pois, pediu a liberação provisória da vacina russa Sputnik V, mas ainda não conseguiu a autorização para o estudo com o imunizante no País.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

Vale ressaltar que, mesmo sem a autorização para iniciar os testes de fase 3 em território nacional, a Sputnik V está com pedido de uso emergencial pendente na Anvisa, desde janeiro de 2021. Ao solicitar essa liberação, devido à normativa vigente, a solicitação foi negada pela Agência.

publicidade inserida(https://action.metaffiliation.com/trk.php?mclic=P510B9B57573121349)

Outras exigências

Contudo, essa mudança não irá alterar outras normativas, como, por exemplo, a exigência de apresentação de outros documentos pendentes pelo laboratório União Química. No entanto, a iniciativa retira uma barreira importante para que a indústria farmacêutica consiga a liberação do imunizante que representa, a Sputnik V.

Outras beneficiadas

Além da União Química, outra farmacêutica que poderá ser beneficiada com essa alteração é a companhia indiana Bharat Biotech, pois, poderá viabilizar seu pedido de uso emergencial da Covaxin.

Vale lembrar que, atualmente, 5 milhões de doses desse imunizante indiano estão sendo negociados com clínicas privadas brasileiras, segundo informações divulgadas pelo portal Valor Econômico.

Participe também: Grupos de WhatsApp e Telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Veja mais materias sobre:

Farmacêutica, ANVISA, Covid-19

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS