Urgente: Covid-19 pode estar causando diabetes em crianças

Urgente: Covid-19 pode estar causando diabetes em crianças

Uma situação tem intrigado especialistas em saúde em todo o mundo. Desde o início da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), os casos de diabetes tipo 1 em crianças aumentaram significativamente, fato que sugere uma possível ligação entre as duas doenças. A informação foi divulgada nesta terça-feira (18/08), por cientistas do Imperial College London, no Reino Unido.

Nesse sentido, os pesquisadores acabam de divulgar o primeiro estudo que relaciona a Covid-19 ao aumento de casos de diabetes tipo 1 em crianças: "Nossa análise mostra que, durante o pico da pandemia, o número de casos novos de diabetes tipo 1 em crianças foi anormalmente alto em dois dos hospitais (que estudamos) na comparação com anos anteriores", disse a coautora do estudo, Karen Logan, em matéria publicada no UOL.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

Ela completou: "Quando estudamos mais, algumas crianças tinham coronavírus ativo ou já haviam sido expostas ao vírus", afirmou. Karen ainda lembra que relatos de outros países, como a China e a Itália, também apresentam situações de crianças que tiveram o vírus sendo diagnosticadas com diabetes tipo 1.

O estudo

Para formular essa ideia, o estudo, que foi publicado no jornal científico Diabetes Care, analisou dados de 30 crianças em hospitais de Londres, que tiveram diabetes tipo 1 em meio ao surto pandêmico.

Desse total, vinte e seis crianças testaram positivo para Covid-19 ou já haviam sido expostas ao vírus, fato que foi constatado por meio da presença de anticorpos contra a doença.

publicidade inserida(https://www.ictq.com.br/pos-graduacao)

Diabetes tipo 1

O diabetes tipo 1 é uma doença que causa a destruição de células pancreáticas produtoras de insulina, fato que impede o organismo de produzir insulina suficiente para controlar os níveis de açúcar na corrente sanguínea.

Nesse sentido, os cientistas responsáveis pelo estudo afirmam que uma explicação possível é que o peplômero (estruturas proeminentes, geralmente constituídas de glicoproteínas e lipídios) do novo coronavírus pode atacar células do pâncreas, responsáveis pela produção de insulina. "É preciso pesquisar mais para se determinar se existe um elo definitivo, mas, enquanto isso, esperamos que os clínicos o levem em conta [esse estudo]", finalizou Karen.

Participe também: Grupo de WhatsApp e telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS