Ele foi balconista da farmácia e hoje tem uma clínica farmacêutica

Montar uma farmácia já é uma missão que poucos têm coragem de encarar no Brasil. E, montar um consultório multidisciplinar é, ainda, mais louvável, já que empreender exige muito conhecimento e foco.

É isso o que o farmacêutico, João de Assis Alves Jr., tem de sobra: conhecimento e foco! Ele é daqueles que embarcam numa jornada e se dedicam a ela de corpo e alma! Ele começou como balconista e foi se qualificando. Atualmente, tem uma farmácia em João Alfredo (PE), há 107 km da capital, Recife.

No entanto, após entrar na pós-graduação de Farmácia Clínica e Prescrição Farmacêutica do ICTQ – Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação para o Mercado Farmacêutico, ele decidiu voar mais alto e, em 19 de agosto deste ano, inaugurou sua clinica na cidade, chamada Matriz Consult.

Ele é considerado um profissional de sucesso no seu setor. E não é para menos. Ele afirma que sempre tenta antever aquilo que a população necessita. Ele ouve as pessoas com atenção e está em permanente busca pela informação e o conhecimento. “Não podemos parar de estudar e pesquisar nunca!”, afirma. Conheça mais sobre como construir uma carreira de sucesso, tomando como exemplo a história de Alves Jr.

ICTQ – Você poderia nos contar como sua história profissional começou?

João de Assis Alves Jr. - Há 17 anos iniciei minha atividade na farmácia comunitária (drogaria). A princípio, eu não era farmacêutico. Com o passar dos anos, consegui realizar o sonho de sê-lo. Hoje, concilio essa mesma farmácia com o consultório farmacêutico. E, recentemente, montei o consultório multidisciplinar. Ou seja, envolvi o serviço farmacêutico com profissionais médicos de diversas especialidades, além de nutricionista, fisioterapeuta e, em breve, psicólogo.

ICTQ - Em sua trajetória, por onde percorreu profissionalmente?

João de Assis Alves Jr. - Meu primeiro emprego, em 1993, foi como balconista de farmácia. Apesar de receber apenas meio salário mínimo, eu estava feliz com o trabalho. Ali aprendi a amar a farmácia. Tentei a faculdade na época, mas não consegui. Então segui por outros caminhos: professor, técnico em contabilidade, agente de endemias, agente administrativo e consultor empresarial. Até que retomei meu sonho. Deixei tudo para trás e montei minha farmácia em 2002, fiz faculdade e, em 2017, iniciei a profissão de farmacêutico generalista.

ICTQ - Você poderia nos contar mais sobre como se deu a sua formação?

João de Assis Alves Jr. - Fiz o curso técnico em contabilidade no ensino médio, em 1993, e exerci essa profissão por dois anos. Na época, tentei Faculdade de Farmácia na UFPE, mas não fui aprovado na segunda fase. Então, ingressei no curso de Administração de Empresas, dando início à profissão de Administrador de Empresas e Consultoria, pelo SEBRAE, em parceria com a Associação Comercial de Limoeiro. Foram 12 anos seguidos de trabalho, sem que o sonho de ser farmacêutico saísse do meu coração. Então, em 2012, ingressei na faculdade de Farmácia, conseguindo concluir o curso em 2016. A partir de janeiro de 2017, passei a ser administrador e farmacêutico da minha farmácia. Parecia que tinha chegado ao fim. Então, descobri que não, pois surgiu uma oportunidade que iniciaria uma nova jornada: a pós-graduação no ICTQ, na qual estou me especializando em Farmácia Clínica e Prescrição Farmacêutica.

ICTQ – Você poderia atrelar seu sucesso à sua qualificação consistente?

João de Assis Alves Jr. – Sim. O conhecimento é a base do sucesso para qualquer profissão, mas, para o exercício de algumas delas, ele é exigido. Além do conhecimento em si, a habilitação legal também é uma exigência na farmácia clínica. O sucesso, enfim, está atrelado à nossa atuação profissional dentro da ética e da legalidade. Sou muito grato ao ICTQ por estar me proporcionando essa função: farmacêutico clínico!

ICTQ - O que você conquistou na carreira ao entrar na pós-graduação no ICTQ?

João de Assis Alves Jr. - Além do conhecimento, adquiri a segurança e a coragem necessárias para oferecer os serviços farmacêuticos dentro do nosso consultório. Com isso, poderei exercer minha profissão em sua plenitude e, sendo assim, certamente terei muitas alegrias profissionais e financeiras.

ICTQ - Como essa formação no ICTQ tem contribuído para você chegar ao seu objetivo?

João de Assis Alves Jr. - Sou graduado como farmacêutico generalista. A partir da pós-graduação estou me tornando farmacêutico clínico com habilitação em prescrição farmacêutica, ou seja, o ICTQ me deu a oportunidade de exercer os serviços farmacêuticos de forma ética e legal, o que considero fundamental para tudo na vida.

ICTQ - Em sua opinião, quais são as atitudes necessárias para alcançar o sucesso profissional?

João de Assis Alves Jr. - O primeiro passo é querer e acreditar em si. O segundo é buscar o conhecimento necessário, ouvir pessoas com experiência e avaliar todas as possibilidades. Por último, nunca parar, e acompanhar atentamente o mercado.

ICTQ - De que maneira o seu perfil o levou à ascensão profissional?

João de Assis Alves Jr. - Sempre fui uma pessoa curiosa, otimista, audaciosa e determinada. Essas características me motivam diariamente na busca da realização dos meus sonhos. Além disso, me permitem acolher e me adaptar às mudanças. Eu sempre digo: crescer é fácil; difícil é permanecer grande. Reciclar-se continuamente é a regra.

ICTQ - Quais foram as suas principais motivações no decorrer do tempo para obter êxito na sua carreira profissional?

João de Assis Alves Jr. - A motivação é interna. Quando conseguimos nos realizar profissionalmente fazendo aquilo que amamos, tudo fica mais fácil. Mas, reconheço que receber um sorriso, um abraço, um gesto de gratidão das pessoas mais humildes também me estimula. Isso não tem preço e me incentiva a ir cada vez mais longe.

ICTQ - Quais são as dicas que você pode dar para quem está começando no mercado?

João de Assis Alves Jr. - Não se preocupe em ser o melhor. Preocupe-se apenas em fazer o seu melhor.

ICTQ – Como você imagina o crescimento dessa profissão?

João de Assis Alves Jr. - A profissão farmacêutica está sendo revolucionada. Nosso conselho vem obtendo inúmeros avanços nas legislações. Anos atrás, ninguém podia imaginar um farmacêutico emitindo prescrições. Hoje, isso é uma realidade. Amanhã talvez possamos dar diagnósticos clínicos. Então, colegas farmacêuticos, busquem se reciclar e se aperfeiçoar sempre para que, quando a oportunidade bater em sua porta, você esteja pronto para aproveitar e decolar na sua carreira!

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS