Novartis inicia testes com ruxolitinibe contra Covid-19 no Brasil

Novartis inicia testes com ruxolitinibe contra Covid-19 no Brasil

A indústria farmacêutica, Novartis, vai dar início aos estudos clínicos com o medicamento ruxolitinibe no tratamento de pacientes infectados pelo novo coronavírus (Covid-19) em território nacional. O fármaco é indicado na terapia da mielofibrose intermediária ou de alto risco.

O protocolo para os testes já foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Segundo o presidente da subsidiária no Brasil, Renato Carvalho, a análise será realizada em pacientes que estejam em estágios moderado e grave da doença: “Esse medicamento, que é usado em um tipo de câncer, pode impedir que o paciente evolua para uma condição mais grave e necessite de respiradores”, destacou o executivo, em matéria publicada no Valor Econômico.

Carvalho também explicou que os pacientes infectados pelo novo coronavírus apresentam níveis, substancialmente, elevados de citocinas, levando a um estado de hiperinflamação. Nesse sentido, a Novartis reforça que a base para avaliar o ruxolitinibe na ‘tempestade de citocinas’ relacionadas à Covid-19 é justificada por meio de dados já existentes, que demonstram que o fármaco pode reduzir esses efeitos das citocinas pró-inflamatórias em pessoas com mielofibrose.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

Outra situação que a substância apresentou resultados positivos aconteceu em pacientes com uma síndrome hiperinflamatória com perfil de citocina, que também funciona de maneira semelhante ao que acontece em pessoas diagnosticadas com Covid-19. “Essas linhas de evidência sugerem que o ruxolitinibe poderia mitigar os efeitos da tempestade de citocinas derivada do novo coronavírus”, destacou a Novartis.

O estudo

Em território nacional, a iniciativa vai contar com a parceria de sete centros de pesquisa. O estudo randomizado será realizado com 60 pacientes. Além do Brasil, os testes também serão realizados em outros países, como Colômbia, Estados Unidos, Peru, Argentina e México.

publicidade inserida(https://www.ictq.com.br/farmacia-clinica/1716-farmacia-clinica-todas-as-dores-sao-iguais)

Vacina

A Novartis também entrou na corrida, com outras indústrias farmacêuticas de todo o mundo, na busca pelo o desenvolvimento de uma vacina eficaz  na prevenção do novo coronavírus. De acordo com Carvalho, a companhia firmou uma parceria com o Hospital Geral de Massachusetts, nos Estados Unidos, para  oferecer a tecnologia de terapias gênicas para os estudos.

Essa iniciativa aconteceu em função de que a Novartis se desfez da unidade de vacinas já há algum tempo. Por isso, para que fosse possível ingressar no projeto do hospital americano, a companhia forneceu a tecnologia que dispõe. “A unidade de negócios de terapia gênica e esse estudo estão prevendo que essa potencial vacina use essa tecnologia. Estamos ainda nos primeiros passos do projeto, mas acreditamos que [os resultados] poderão ser promissores", afirmou Carvalho, ao Valor Econômico.  

Participe também: Grupo de WhatsApp e telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Veja mais materias sobre:

Medicamentos, Indústria Farmacêutica, coronavírus

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS