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Gestão Farmacêutica

Professor do ICTQ lança livro sobre Gestão Farmacêutica

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A gestão estratégica é um terreno muito pouco explorado pelo profissional farmacêutico. Pensando nisso os autores Leonardo Doro Pires (professor do ICTQ e criador do selo “O Farmacêutico Gestor”), Lenin Cavalcanti Brito Guerra e Marcel Lima Ribeiro Dantas estão lançando, em abril de 2015, o livro Gestão Estratégica para Farmacêuticos (Ed. Contento). A obra é recebeu a apresentação do empresário Marcus Vinicius de Andrade (fundador do ICTQ) e do presidente do Conselho Científico do ICTQ e ex-presidente da Anvisa, Dirceu Raposo de Mello.

Consumo de Remédio sem Receita

População de Belém consome remédio controlado sem receita

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Cerca de um em cada quatro moradores de Belém consome medicamento controlado, tarja preta ou vermelha, sem prescrição médica. É um dos consumos mais indiscriminados do País, segundo pesquisa realizada pelo instituto Datafolha e o Instituto de Pós-graduação para Farmacêuticos (Ictq). A parcela belenense é bem superior a média nacional (20%) e só fica atrás dos índices apontados em Fortaleza (38%), Goiânia (33%), Salvador (25%) e Rio de Janeiro (25%). De acordo com o estudo, o remédio virou um produto de uso comum e isso aumenta a compra sem receita.

Mercado farmacêutico

Mercado farmacêutico carece de inovação tecnológica na produção

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Em todo o mundo é fundamental o investimento na agregação de conhecimento, de tecnologia e de inovação para aumentar a competitividade nas indústrias farmacêuticas. A produção de medicamentos é um fator de desempenho econômico importante, mas o real valor desse mercado, principalmente nos países desenvolvidos, é o de reduzir os gastos com saúde, inclusive com medicamentos, e assegurar o acesso geral da população aos tratamentos de forma racional.

RDC 31/10 da Anvisa sobre equivalência farmacêutica e perfil de dissolução comparativo, comentada

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A equivalência farmacêutica entre dois medicamentos garante, por meio de testes in vitro, que ambos contêm o mesmo fármaco, na mesma dosagem e forma farmacêutica. Esse estudo pode ser considerado um indicativo de bioequivalência entre os medicamentos e, em alguns casos, pode ser utilizado em substituição ao estudo de bioequivalência.

Empresas apostam no conhecimento in company

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É certo que a atuação dos talentos em uma corporação é fator preponderante para o diferencial competitivo e para a rentabilidade do negócio. A questão é: esse valioso capital humano surge basicamente de um dom instintivo ou nasce de um ambiente inovador, estimulante e desafiador? Os especialistas afirmam que ambas as respostas estariam corretas, e mais: elas se complementam!

Farmacêutico Atuação Política

A CARREIRA DO FARMACÊUTICO COM ATUAÇÃO POLÍTICA

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PERFIL

O Farmacêutico que escolher ter uma Atuação Política experimentará muito prestígio no meio profissional. Os que a exercem são responsáveis por apontar qual rumo a profissão farmacêutica deve seguir. Além disso, cabe aos que ocupam os cargos políticos ligados ao segmento farmacêutico (como nos conselhos da classe) atuar na regulação das demais carreiras farmacêuticas, visando sempre à defesa da profissão e da sociedade. Não está sendo abordada aqui a atuação em cargos públicos nas esferas federal, estaduais e municipais.

A cura do câncer

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Com investimentos de quase US$ 10 bilhões em pesquisa e desenvolvimento, a Novartis criou um tratamento que é a esperança de milhões de pacientes que sofrem com a doença.

Papel do farmacêutico na judicialização da saúde

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A saúde pública é um dos aspectos de maior importância dentro da esfera dos direitos garantidos à população, e o Sistema Único de Saúde (SUS) é o órgão que deveria promover o acesso à assistência adequada.

Farmácia é lugar de comprar beleza também

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Já se foi o tempo em que as farmácias e drogarias eram procuradas apenas por pessoas doentes em busca de remédios. Hoje é cada vez maior o número de consumidores que compram produtos de beleza e de higiene pessoal nesses estabelecimentos. Entre os goianienses, esse hábito é ainda mais frequente que na média nacional. É o que revela o 1º Levantamento Nacional do Perfil de Compradores em Farmácias, realizado pelo Instituto de Pós Graduação para Farmacêuticos (ICTQ) em parceria com o Instituto Datafolha.

Pesquisa ICTQ aponta preferência dos consumidores de HPC

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Estudo inédito “Perfil de Consumo de HPC”, realizado pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade (ICTQ) em 16 capitais do País, revela o que tem motivado o consumidor brasileiro na hora de comprar produtos de higiene pessoal e cosméticos (HPC). Foram entrevistadas 2.088 pessoas, sendo que a abordagem foi realizada em pontos de grande movimento dos centros urbanos.

Pesquisa inédita mostra hábitos de consumo nas farmácias de capitais

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Um em cada quatro porto-alegrenses frequenta semanalmente uma farmácia ou drogaria. E não compra apenas remédios, mas também artigos de beleza e de higiene pessoal - e, eventualmente, até comida. O preço dos produtos e a localização da loja são os fatores que mais influenciam na escolha do estabelecimento. Mas os medicamentos genéricos são os mais consumidos, e a maioria prefere comprar em farmácias de rede.

Equivalência e Bioequivalência

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Entrevista com perguntas de informações básicas, realizada pelo ICTQ junto ao Dr. Nelson Vieira, consultor em Equivalência e Bioequivalância Farmacêutica e também professor dos cursos de Pós Graduação no ICTQ.

Para cada farmácia, um modelo de negócio

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Para um empreendedor montar sua empresa, seja ela uma farmácia independente ou uma grande rede, ele tem de entender, minimamente, sobre gestão e planejamento para poder desenhar um modelo de negócio...bem, pelo menos é o que pregam os conceitos clássicos de administração.

Nova resolução da Anvisa mobiliza indústrias farmacêuticas

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Termina em dezembro de 2015 o prazo para a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 58/13, da Anvisa, entrar em vigor. O setor produtivo de medicamentos faz pressão para que este limite para implementação da nova norma seja ampliado por conta das inúmeras dificuldades técnicas enfrentadas e da complexidade dos estudos relacionados à regra.

Aplicativo persegue cada passo do consumidor dentro da farmácia

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“Isso não é uma invasão de privacidade?”, pergunta a contadora de Belo Horizonte (MG), Fátima Barbosa, ao ser indagada sobre uma nova tecnologia aplicada às farmácias. A solução possibilita aos fabricantes e varejistas uma análise detalhada do comportamento do consumidor dentro da loja, em tempo real, contemplando dados como número de visitantes expostos, engajamento médio do cliente, a frequência de retorno e a taxa de conversão – proporção entre o número de pessoas que foram expostas à promoção avaliada e de quem realmente comprou o produto. O lado intrigante dessa tecnologia é que basta o consumidor entrar na farmácia com um smartphone no bolso, que ele passa a ser monitorado automaticamente.

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