Descubra estratégias para fidelizar o paciente na farmácia durante a pandemia

Descubra estratégias para fidelizar o paciente na farmácia durante a pandemia

Na contramão de muitos setores, em meio à pandemia, as farmácias tiveram no Brasil um aumento de 15% nas demandas, de acordo com recente pesquisa realizada pelo Boston Consulting Group. Nesse sentido, especialistas em consultoria de gestão farmacêutica alertam que é uma ótima oportunidade para que os estabelecimentos farmacêuticos de bairro possam fidelizar e conquistar a confiança de novos pacientes.

Segundo o farmacêutico e fundador da consultoria Iven (especializada em gestão para farmácias), Eduardo Valério, é um momento de implementar estratégias, pois, o surto em saúde ocasionado pelo novo vírus gerou uma descentralização no setor. “Todo mundo está podendo ser visto e de graça. Sem precisar de investimento”, enfatiza.

Contudo, o especialista ressalta: “No entanto, o problema de ser notado é que você precisa pensar: ‘será que minha farmácia está em condições de ser vista?”, questiona. Nesse sentido, Valério enfatiza que esse pensamento deve ser o primordial nesse momento. “O empresário está tendo uma oportunidade de ouro, mas a farmácia precisa estar apresentável, porque se o estabelecimento não estiver em boas condições o cliente vai embora”, pontua.

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Ele complementa: “Não deixe esses fatores afugentarem os pacientes. Não adianta você ter preço e estoque, se sua farmácia não estiver bem organizada, bonita e apresentável, o cliente vai embora”, destaca. Valério lembra: “Existem pessoas que entram na sua farmácia pelo jeito que ela é, mas também há quem não entre por esse mesmo motivo”.

Marketing na farmácia

Já o farmacêutico e especialista em gestão e marketing focado em farmácias, Vitor Costa, deu dicas durante a transmissão sobre como aproveitar esse momento para implementar estratégias para a divulgação.

“A primeira coisa que é necessária fazer é aproveitar esse momento para realizar o cadastro dos clientes”, afirma ele, lembrando que essa captação pode ser feita por meio de um programa de fidelidade.

Nesse sentido, outra sugestão de Costa para estimular a prospecção está relacionada às ofertas: “Elabore condições diferenciadas para quem é cadastrado. Se você possui um programa de fidelidade e as pessoas são cadastradas na sua farmácia, você pode fazer ofertas exclusivas para elas. Isso vai estimular quem não tem o cadastro a fazê-lo para poder receber essas promoções", explica.

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Equipe alinhada

Segundo Costa, toda a equipe da farmácia precisa estar atenta ao movimento que está acontecendo no mercado. “[A equipe] precisa cuidar muito bem de quem já é cliente, mas para os novos pacientes a atenção precisa ser redobrada. Às vezes, é possível até perguntar para a pessoa, durante o atendimento, por que ela não comprava antes na sua farmácia. Esse entendimento faz com que você conheça mais o seu mercado e possa implementar novas ações", afirma.

Precificação

Costa destaca que, quase sempre, os clientes não compram em uma determinada farmácia por motivos relacionados ao preço. “Na maioria das vezes, a pessoa tem a imagem de que outros lugares são mais baratos. Contudo, nesse momento [de pandemia], o que pode estar passando pela cabeça desse paciente é que aquele estabelecimento que ele costuma comprar está fechado, ou é longe, então, ele acaba indo comprar na sua farmácia”.

Nesse sentido, ele indica: "Agora é o momento de utilizar uma estratégia de precificação para poder organizar isso e quebrar esse preconceito do cliente. Para isso, é importante saber qual é o produto que você pode ter com um preço diferenciado, mais barato, e qual o item que precisa ser mais caro". A transmissão completa, com outras dicas, pode ser acessada aqui.

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