Congresso avalia redução de base de cálculo de tributos para farmácias

Congresso avalia redução de base de cálculo de tributos para farmácias

Por meio do Projeto de Lei (PL) 3264/20, o deputado federal, Jerônimo Goergen (PP-RS), (foto), propõe a redução da base de cálculo do Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL) dos serviços prestados pelas farmácias. Caso a medida seja aprovada e sancionada, os estabelecimentos farmacêuticos de manipulação, por exemplo, que fabricam medicamentos para cada paciente, serão bastante beneficiados.

Na proposta, o percentual sai dos atuais 32%, no caso dos dois tributos, para 8% (IRPJ, lucro presumido) e 12% referente ao CSLL.  Na justificativa, o parlamentar explica que a lei 9.249, de 26 de dezembro de 1995, altera a legislação do imposto de renda das pessoas jurídicas, bem como da contribuição social sobre o lucro líquido dos serviços hospitalares, de auxílio diagnóstico, de terapia, de patologia clínica, entre alguns outros, desde que as prestadoras dessas atividades estejam organizadas “sob a forma de sociedade empresária e sujeita às normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)”.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

Nesse sentido, Goergen ressalta: “A lei 9.249/95, deixa claro em seu teor e o reconhecimento da essencialidade dos serviços prestados por empresas que atuam na área de assistência à saúde sujeitas às normas da Anvisa”, explica o deputado. Ele continua: “É importante destacar que a lei 13.021/14, a qual ‘dispõe sobre o exercício e a fiscalização das atividades farmacêuticas’, define em seu artigo 3º a farmácia como um estabelecimento de prestação de serviços destinados a prestar assistência farmacêutica à saúde, além de orientação sanitária individual”.

Segundo o parlamentar, em meio à pandemia, a essencialidade das farmácias tem sido ainda maior: "Por vezes, somos lembrados da relevância exercida pelas farmácias em nosso país, sendo citado como exemplo mais recente, a assistência essencial e de extrema importância desempenhada em razão do novo coronavírus”, destaca.

publicidade inserida(https://sibrafar.com.br/)

Ele continua: “Recentemente, o papel essencial exercido pelas farmácias em nossa sociedade se tornou ainda mais visível como instrumento à garantia do acesso da população aos serviços de saúde, seja em razão dos serviços de aplicação de vacinas, da realização de testes para Covid-19, da medição de temperatura corporal e da pressão arterial realizados por referidos estabelecimentos, dando exemplo do primordial instrumento de promoção e proteção da saúde da população, principalmente, no momento que enfrentamos à pandemia”.

Tratamento tributário

No final da justificativa, Goergen pontua que o reconhecimento do papel exercido pelas farmácias brasileiras, por meio de um tratamento tributário justo e igualitário, trará ao País inegáveis benefícios, não apenas em razão do aumento da capacidade contributiva que esses estabelecimentos passarão a ter, mas, principalmente, à população de todo o território nacional, que tem na farmácia um indispensável e essencial aliado para a manutenção da sua saúde. “Esperamos contar com o apoio de nossos dignos pares para a aprovação da proposta”, encerra o parlamentar, no texto submetido à aprovação no Congresso (veja aqui).

Participe também: Grupo para receber notícias farmacêuticas diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Veja mais materias sobre:

Farmacêutico, Farmácia, Política Farmacêutica

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS