Polícia encontra medicamentos válidos enterrados em terreno baldio

Polícia encontra medicamentos válidos enterrados em terreno baldio

Por meio de uma denúncia anônima, um grupo de vereadores do município de Castanheiras (RO) encontrou vários medicamentos descartados, de maneira irregular e enterrados, em uma área de loteamento próxima ao cemitério da cidade. O caso aconteceu na última sexta-feira (14/02), entre os produtos encontrados, muitas unidades ainda estavam dentro do prazo de validade, conforme informação divulgada no portal Diário do Amazônia.

Os vereadores, Sirlene Somenzari (PTB), Waine Batista (PTB), Levi Tavares (PSL) e Isaías Fernandes (PHS) que receberam a denúncia. Entre os medicamentos foram encontradas várias cartelas de paracetomal, pomada vaginal, soro e medicamento para o tratamento de pressão alta. A quantidade de produtos descartados era tão grande que encheu a carroceria de uma caminhonete.

De acordo com informação divulgada no G1, os medicamentos pertenciam a Secretaria de Saúde do município. Sendo assim, a polícia civil abriu uma investigação e chegou a uma suspeita de desvio de produtos, por isso, o caso foi encaminhado para a polícia federal.

Leia também: Deputado denuncia que centenas de cartelas de medicamento foram descartadas indevidamente

Em nota, a Secretaria de Saúde informou que o caso será apurado e que abriu uma sindicância para investigar o fato. O órgão destacou ainda que não tinha conhecimento do descarte e classificou a ação como irresponsável. 

A Prefeitura do município também divulgou uma nota sobre o assunto e afirmou: “A Prefeitura de Castanheiras, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, ao tomar conhecimento da denúncia anônima sobre o suposto descarte irregular de medicamentos doados ao município, vem a público esclarecer e garantir à população castanheirense que será realizado uma rigorosa apuração dos fatos, e, consequentemente, uma sindicância será aberta”, informa.

E continua: “É de causar estranheza o descarte de medicamentos dessa forma, pois, a Secretaria de Saúde jamais teve conhecimento sobre esse fato e não compactuaria com tamanha irresponsabilidade. O órgão, desde o momento que soube da denúncia, acompanhou de perto todo o procedimento de fiscalização dos vereadores que foram averiguar a situação. Ressaltamos que todo medicamento adquirido foi através de doação do governo do Estado de Rondônia, nada foi comprado com dinheiro do município”, enfatiza.

A nota ainda destaca: “A prefeitura ressalta, ainda, que possui contrato válido para recolhimento de lixo hospitalar com empresa especializada, não autorizando nenhum tipo de descarte irregular, sobretudo de medicamentos ou material médico hospitalar. Por fim, para encerrar qualquer tipo de insinuação maldosa ou caluniosa sobre a denúncia, a Secretaria de Saúde está à disposição do poder público e da população em geral para esclarecimentos dos fatos e, possível responsabilização administrativa e criminal. A prefeitura de Castanheiras zela pelo bem-estar da população e de forma alguma iria cometer tal ato para prejudicar a população e o meio ambiente, ficando aqui o repúdio àquele que tentou prejudicar o município”, finaliza.

Participe também: Grupo de WhatsApp para receber notícias farmacêuticas diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS