Alerta: fiscalização encontra 10kg de medicamentos em supermercados

Alerta: fiscalização encontra 10kg de medicamentos em supermercados

Uma ação realizada pelo Departamento de Vigilância Sanitária em parceria com o Conselho Regional de Farmácia do Pará (CRF-PA) apreendeu mais de 10kg de medicamentos que estavam sendo vendidos de forma irregular em supermercados e mercadinhos no município de Salinópolis (PA), também conhecido como Salinas. Ao todo, oito estabelecimentos comerciais não farmacêuticos foram fiscalizados, e três autos foram lavrados pelo CRF-PA.

Em entrevista exclusiva à equipe de jornalismo do Portal do ICTQ - Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação para o Mercado Farmacêutico, o presidente do CRF-PA, Daniel Jackson Pinheiro Costa, deu mais detalhes sobre o caso: “Nós observamos, inclusive, durante uma passagem pessoal minha no município, que aos finais de semana os mercadinhos ofertam, para a população que está voltando ou indo para as praias, uma série de medicamentos e produtos de origem medicamentosa, porque não tem farmácias por perto. Então, eles [os mercados] estão fazendo essas ofertas. Mas, a gente sabe que isso é muito perigoso”.

Leia também: Blogueira é detida sob suspeita de vender medicamentos emagrecedores falsificados

Ele complementa: “O Conselho vinha monitorando. Agora, no feriado de Carnaval, ia ter um fluxo de mais de 200 mil pessoas. Nós fizemos uma operação e orientamos os proprietários dos estabelecimentos a não repetir essa ação, pois, para vender medicamento tem que ser farmacêutico, isso é básico. Mercadinho e supermercado não podem vender medicamento de nenhuma procedência”.

Segundo Costa, os supermercados e os mercadinhos estavam abastecidos com uma grande quantidade de medicamentos: “Eles estavam preparados com um volume enorme de produtos para ofertar à população. O CRF-PA fez um trabalho de fiscalização nesses estabelecimentos da região, para garantir a segurança da sociedade por meio dos serviços prestados na atenção farmacêutica”.

O presidente também contou quais medicamentos foram apreendidos nos estabelecimentos: “Tinha medicamento para ressaca, para enjoo, medicamentos tarjados e até estimulante sexual, todos sendo comercializados em estabelecimentos de médio porte”.

Por fim, Costa explica quais procedimentos serão tomados, por parte do CRF-PA: “Nós vamos cobrar da vigilância sanitária o relatório do que foi feito, se esses estabelecimentos vão ser multados, ou quais serão os procedimentos administrativos que serão tomados, porque o papel do Conselho é um e o do órgão sanitário é outro. São atuações complementares, mas a vigilância sanitária tem o poder, inclusive, de fechar o estabelecimento. Então, findado o prazo administrativo de cinco dias úteis, nós vamos cobrar quais medidas serão tomadas, porque não pode apenas só recolher [os medicamentos] e ficar por isso mesmo. Tem que haver uma punição, justamente, para que isso não volte a acontecer”.

Participe também: Grupo de WhatsApp para receber notícias farmacêuticas diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Veja mais materias sobre:

Farmacêutico, ANVISA, Medicamentos em supermercados

Atendimento

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Telefones:

  • 0800 602 6660
  • (62) 3937-7056
  • (62) 3937-7063

Whatsapp

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Benjamin Constant, nº 1491, Centro, Anápolis - GO.

CEP: 75.024-020

Escritório administrativo - São Paulo

Rua: Haddock Lobo, n° 131, Sala: 910, Cerqueira César.

CEP: 01414-001 , São Paulo -SP.

Fale conosco

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS