Rede de farmácias boicotam TRESemmé, da Unilever, após campanha racista

Rede de farmácias boicotam TRESemmé, da Unilever, após campanha racista

A marca de cosméticos capilares TRESemmé, adquirida pela Unilever em 2010, acabou entrando para o epicentro de um escândalo. A empresa está sendo acusada de racismo, após divulgar um anúncio publicitário em que o cabelo de uma mulher negra era apontado como “seco”, “prejudicado”, “com frizz” e sem “brilho”, enquanto o de uma modelo loira era apontado como “normal”.

A repercussão em torno do assunto está tão grande que a empresa está enfrentando diversos protestos na África do Sul, além de boicote por diversas redes de farmácias, entre outros varejistas, segundo informação divulgada na revista Isto É.

Screenshot_1.jpg

De acordo com informação divulgada por meio da agência de notícias Reuters, o anúncio publicitário foi veiculado no portal da farmácia sul-africana Clicks, na sexta-feira (04/09), entretanto foi retirado do ar após gerar uma enorme repercussão negativa nas redes sociais, com muitos internautas criticando a situação. Não se sabe, ao certo, se o comercial foi divulgado em outro país.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

Ainda de acordo com a informação, para se ter uma ideia da dimensão que o caso tomou, desde a segunda-feira (07/09), que diversos protestos estão acontecendo em relação à campanha. Os manifestantes, inclusive, têm jogado bombas e incendiado farmácias que vendam os produtos da marca.

Em meio à polêmica, a rede de farmácias Clicks se comprometeu a não comercializar mais produtos da TRESemmé no futuro. Além disso, o executivo sénior da companhia se afastou e outras duas pessoas foram suspensas por conta do cenário que se instalou.

Outra gigante do varejo farmacêutico na África do Sul que decidiu não vender mais produtos da marca foi a Dischem. Empresas de outros segmentos varejistas também seguiram a mesma atitude, como a Pick N Pay e a Woolworths.

publicidade inserida(https://sibrafar.com.br/)

Posicionamento da Unilever

Em meio à polêmica, na quarta-feira (09/09), a Unilever e a TRESemmé emitiram um comunicado em que pediram desculpas: “A campanha foi feita para celebrar a beleza de todos os tipos de beleza em diferentes tipos de cabelo, mas fizemos isso de forma errada”, diz um trecho da nota. As companhias continuam: “Estamos de olho na situação e como ela aconteceu e porque isso não foi um assunto abordado anteriormente, vamos tomar todos os passos necessários para ter certeza de que isso não vai acontecer novamente”.

Outro detalhe importante é que o diretor da ação publicitária foi demitido. Além disso, a Unilever teria admitido que a campanha promoveu “estereótipos racistas”, segundo a Isto É. A empresa também teria afirmado que retirará os produtos da TRESemmé de outras lojas sul-africanas, como forma de “demonstração de nosso remorso pela imagem ofensiva e racista”, prometendo efetuar uma doação de 10 mil absorventes higiênicos e desinfetantes para ambientes em situação informal.

Participe também: Grupo de WhatsApp e Telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Veja mais materias sobre:

Varejo Farmacêutico, Comércio Varejista

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS